27.1 C
Vitória
terça-feira, 30 abril, 2024

Comércio exterior capixaba registra crescimento modesto em 2023

Presidente do Sindiex afirma otimismo em relação ao futuro do setor e à economia do estado

Por Kebim Tamanini

Em processo contínuo de recuperação após desafios recentes, o comércio exterior do Espírito Santo apresentou um crescimento modesto, impulsionado principalmente pelo setor de exportações. De acordo com dados do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), entre janeiro e outubro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior, observou-se uma variação positiva de +0,62%. Esse resultado decorre de um crescimento de +3,37% nas exportações, contraposto a uma queda de -2,06% nas importações.

- Continua após a publicidade -

O mês de outubro de 2023 destacou-se, registrando um volume total de US$ 1,92 bilhão no comércio exterior capixaba, representando um aumento expressivo de +24,92% em relação ao mês anterior. Esse desempenho foi impulsionado pelo crescimento de +28,86% nas importações e +20,88% nas exportações.

O presidente do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex), Sidemar Acosta, afirma estar otimista em relação ao futuro do setor e à economia do estado e explica as razões.

“A atuação da Vports na gestão do Porto de Vitória, a implementação de investimentos significativos pelo TVV-Login para otimização operacional e o projeto monumental do Imetame Porto Aracruz, previsto para iniciar operações em 2025 como o maior porto de águas profundas do Brasil. Além disso, outros empreendimentos em andamento, como o Porto Central, e melhorias na infraestrutura dos aeroportos são medidas que farão do Espírito Santo ainda mais ativo no setor”, pontua Acosta.

Gráfico de "Corrente de comércio "
Fonte: Sindiex

Parceiros

No primeiro semestre de 2023, os Estados Unidos mantiveram-se como principal destino das exportações capixabas, contribuindo significativamente com 34,62% do total exportado. Singapura ocupou a segunda posição, registrando 9,58% de participação, seguida pela Argentina, com 6,57%, e pela Malásia, com 6,54%. Essa diversificação de destinos destaca a resiliência do setor exportador capixaba ante um cenário global em constante evolução.

Quanto às origens das importações capixabas no mesmo período, a China se manteve como líder, contribuindo com 25,02% do total importado. Os Estados Unidos figuram em segundo lugar, representando 15,29%, seguidos pela Austrália, com 10,28%, e Argentina, com 10,07%. Essa diversidade de fontes de importação destaca a busca por parcerias estratégicas que equilibrem a oferta de insumos e produtos para o estado.

“A atividade portuária no comércio exterior e os parceiros são alavancas fundamentais e estratégicas para o desenvolvimento do nosso Espírito Santo”, pontuou o vice-governador Ricardo Ferraço.

Produtos comercializados

O cenário do comércio internacional do Espírito Santo revela nuances significativas nos primeiros seis meses de 2023, com os minérios de ferro mantendo sua posição no topo do ranking dos principais produtos exportados, alcançando 29,97% de participação no valor total.

As importações, por sua vez, apresentaram uma redução total de -7,71% no valor acumulado de janeiro a junho de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse resultado foi impulsionado, principalmente, pela contração nos setores de combustíveis, óleos minerais e matérias betuminosas (-10,97) e alumínio e suas obras (-2,39). No entanto, esse declínio foi compensado pelo aumento nas compras de veículos, partes e acessórios (+6,92) e laticínios (+1,33).

Os veículos, partes e acessórios permanecem como os itens mais importados, representando 25,02% do valor total, seguidos por combustíveis, óleos minerais e matérias betuminosas, com 21,08% de participação. Contudo, enquanto os preços do primeiro grupo cresceram +15,78%, os preços do segundo apresentaram uma queda de -23,71%.

Em relação aos preços dos produtos importados, observou-se um incremento geral de +7,25%. Seis dos principais produtos importados registraram aumento nos preços, contribuindo para essa elevação, enquanto apenas quatro apresentaram reduções.

Nesse contexto, os preços dos produtos exportados diminuíram, enquanto os dos produtos importados aumentaram, sinalizando desafios persistentes no equilíbrio econômico capixaba.

Em resumo, o primeiro semestre de 2023 reflete a complexidade e a diversidade das relações comerciais do Espírito Santo no cenário global, destacando-se o dinamismo nas exportações e os desafios persistentes no comércio com a China.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA