28.8 C
Vitória
sexta-feira, 24 maio, 2024

Cirurgia inédita no ES permite operar próstatas sem necessidade de cortes

O procedimento, denominado Enucleação Endoscópica da Próstata com Laser Holmium (HoLEP), foi realizado no Hospital Santa Rita

Por Munik Vieira

Um problema urinário comum que afeta homens com mais de 50 anos de idade, a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) ou aumento prostático benigno, que provoca dificuldade para urinar e afeta, consideravelmente, a qualidade de vida masculina, já pode ser tratado com cirurgia a laser minimamente invasiva e o paciente ter alta hospitalar em 24h.

- Continua após a publicidade -

De forma inédita no Espírito Santo, o urologista Dr. José Antônio Prezotti, que integra o corpo clínico do Hospital Santa Rita, realizou, neste fim de semana, a Enucleação Endoscópica da Próstata com Laser Holmium (HoLEP), o mais avançado padrão de tratamento cirúrgico para o crescimento benigno da próstata.

Cirurgia inédita no ES permite operar próstatas sem necessidade de cortes
Veja como é feito o procedimento cirúrgico. Exemplo em laranja e em próstata. Foto: Divulgação

Foram feitas três cirurgias minimamente invasivas em pacientes na faixa etária de 60 anos de idade. Todos passam bem e tiveram alta hospitalar 24 horas após o procedimento.

De acordo com Prezotti, os resultados com o HoLEP são bem superiores às cirurgias abertas e endoscópicas. “Esse novo procedimento é realizado pela via transuretral, onde utilizamos um delicado e fino aparelho que permite a passagem da fibra laser pelo canal da uretra. Com o laser, conseguimos retirar a próstata, mantendo sua capsula externa e preservando as inervações, o que reduz drasticamente o risco de impotência sexual pós cirurgia”, explica o médico.

Ainda segundo ele, o procedimento à laser permite “empurrar” o tecido extraído para dentro da bexiga e depois, com um outro aparelho, ele é fragmentado e aspirado. Ao final do procedimento, é colocado um cateter por apenas 24h, sendo retirado após esse período quando, então, o paciente pode receber alta hospitalar após urinar espontaneamente. A grande maioria dos pacientes permanece no hospital por apenas 24h.

Tecnologia alemã

O aparelho que possibilita Enucleação Endoscópica da Próstata com Laser Holmium (HoLEP) possui tecnologia alemã e foi importado pela Angiosuturi, que trouxe para o Espírito Santo. O equipamento está disponível no Complexo de Cirurgia Robótica e Alta Tecnologia do Hospital Santa Rita, em Vitória, para pacientes de convênios e particulares. O SUS não cobre esse tipo de procedimento.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA