Conheça histórias inspiradoras de personagens que transformaram desafios em oportunidades de sucesso
Por Mariah Friedrich
O cinema podem proporcionar lições valiosas sobre estratégias de negócios, inovação e relações humanas, especialmente ao retratar histórias marcantes e personagens visionários que superaram desafios e crises de diversas frentes, como financeiras, relacionamento com clientes, éticas e pessoais. Conheça a seguir cinco produções cinematográficas que ajudam a refletir sobre o mercado de vendas.
Moneyball: O Homem que Mudou o Jogo (2011)
Baseado em fatos reais, narrados no livro de mesmo nome livro escrito por Michael Lewis e publicado em 2003, o filme Moneyball: O Homem que Mudou o Jogo (2011) é estrelado por Brad Pitt, que interpreta Billy Beane, gerente do time de baseball Oakland Athletics e responsável por desenvolver um sofisticado programa de estatísticas para construir as estratégias do o clube.
Com pouco dinheiro em caixa e a ajuda de Peter Brand para desenvolver seu método inovador, Billy conseguiu fazer com o Oakland Athletics ficasse entre as principais equipes do esporte nos anos 1980, um fato realmente marcante para o esporte e a forma que os times podem construir equipes vencedoras.
O filme dirigido por Bennett Miller traz muitas lições para quem quer empreender e se arriscar no mercado e mostra como a análise de dados e o planejamento é fundamental para estratégias de vendas eficazes.
Assista ao trailer a seguir:
A Grande Aposta (2015)
Outro filme baseado em uma história real que ensina sobre o mercado e a importância de se pensar à frente para ter uma vantagem competitiva é A Grande Aposta (2015), que acompanha quatro investidores, encarnados por Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling e Brad Pitt, às vésperas da crise econômica de 2008, que eclodiu a partir de fraudes e práticas irresponsáveis no setor de hipotecas, provocando uma bolha especulativa que levou à queda drástica dos valores dos imóveis.
O filme dirigido por Adam McKay destaca a importância de entender profundamente o mercado e pensar à frente, ao retratar como os protagonistas identificaram os problemas no sistema e perceberam que a bolha imobiliária estava prestes a explodir antes mesmo que os grandes bancos, a mídia e o governo pudessem prever.
Os investidores encontraram uma oportunidade na crise e apostaram contra o mercado, obtendo lucros substanciais que os tornaram milionários enquanto grandes instituições financeiras foram à falência, causando uma recessão que afetou vários setores econômicos.O filme mostra que, para vender bem, é preciso entender profundamente o produto e os riscos envolvidos.
Assista ao trailer a seguir:
Jerry Maguire – A Grande Virada (1996)
Com uma trama que aborda a importância do relacionamento com o cliente e a construção de confiança, “Jerry Maguire – A Grande Virada” (1996) acompanha um agente esportivo (interpretado por Tom Cruise, indicado ao Oscar por esse papel) que, após uma crise de consciência, decide abandonar o foco exclusivo em lucros e adotar uma abordagem mais pessoal e honesta na gestão de seus clientes.
No filme dirigido por Cameron Crowe (quase famosos), o empresário de atletas enfrenta as consequências de um erro profissional que provoca a perda de quase todos os seus clientes, enquanto sua vida pessoal também entra em estado de desintegração. Na metáfora sobre a necessidade de dinheiro e poder dos americanos, o protagonista se encontra dividido entre amor e dinheiro e descobre um caminho para o sucesso na busca por vínculos genuínos, e não apenas em ganhos financeiros.
Assista ao trailer a seguir:
Sucesso a Qualquer Preço (1992)
Nesta comédia dramática escrita que consagrou o estilo do autor americano David Mamet, e levada aos cinemas por James Foley, que dirige elenco estrelado por Al Pacino, Jack Lemmon, Alec Baldwin, Kevin Spacey e Ed Harris, quatro corretores trabalham para uma firma picareta e se veem em situação difícil ao serem ameaçados de demissão caso não alcancem o primeiro ou segundo lugar entre os vendedores do mês.
A imobiliária lida com terrenos imprestáveis, e eles precisam suar a camisa para atrair atenção de possíveis compradores para os imóveis encalhados no catálogo.
A partir deste conflito com consequências éticas, o filme traz como lição a importância da honestidade e motivação no processo de vendas e oferece um retrato da pressão desse ambiente, destacando o impacto negativo de uma cultura corporativa baseada apenas em resultados, competição e lucro a qualquer custo e como isso pode corroer o caráter e os valores pessoais.
Assista ao trailer a seguir:
A Rede Social (2010)
Baseado em eventos reais, “A Rede Social” (2010), dirigido por David Fincher, revela o processo de criação e os conflitos que marcaram a origem do o Facebook, apresentando Mark Zuckerberg, (interpretado por Jesse Eisenberg), um gênio da computação sem habilidades sociais, que ao mesmo tempo se mostra visionário e controverso.
A trama destaca a importância da inovação e do timing ao vender uma ideia, além de explorar a complexidade da ascensão de uma empresa de tecnologia moderna, retratando não apenas a genialidade, mas também as questões éticas e emocionais envolvidas, revelando o lado sombrio das ambições empresariais e os relacionamentos desgastados pelo poder e sucesso.
Assista ao trailer a seguir: