Chuvas no ES: pessoas continuam desaparecidas e desabrigadas

iconha-2
O município de Iconha possui 35 pessoas desabrigadas e duas pessoas estão desaparecidas. - Foto: Reprodução / Bahia Extremo Sul

De acordo com o boletim emitido pela Defesa Civil, cinco pessoas estão desaparecidas e 415 estão desabrigadas

Um boletim recente divulgado nesta segunda-feira (20) pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) do Corpo de Bombeiros informou que 415 pessoas estão desabrigadas, após as fortes chuvas que atingiram a região Sul do Espírito Santo, na última sexta-feira (17). Saiba mais aqui!

Conforme o boletim, os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas foram registrados em Marechal Floriano (32,4 mm), Afonso Cláudio (29,53 mm) e Santa Maria de Jetibá (22.45 mm).

Alfredo Chaves foi o município que registrou maior número de milímetros de água. – Foto: Reprodução / Bahia Extremo Sul

No total, 415 pessoas estão desabrigadas, sendo 313 desalojados e 102 desabrigados, além de seis mortos e um ferido, segundo o boletim emitido pelo órgão. De acordo com o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas permanecem desaparecidas, sendo duas do município de Iconha e três em Alfredo Chaves.

O município com o maior número de desalojados é Vargem Alta: 212. Rio Novo do Sul tem nove pessoas desalojadas e Anchieta, oito. Anchieta concentra o maior número de desabrigados: 92. Todos estão agora no Centro de Convivência de Limeira. Além disso, pessoas estão sem previsão de retorno para seus lares. Em Iconha, 35 estão desabrigadas; em Vargem Alta, 63; e em Rio Novo do Sul, quatro.

Segundo o tenente-coronel Wagner Borges, do Corpo de Bombeiros, todo o trabalho está sendo executado com tratores para retirada dos entulhos e muito esforço da comunidade.

O governador Renato Casagrande visitou o município de Iconha e acompanhou de perto o estado de calamidade da cidade após as chuvas da última sexta-feira (17). – Foto: Secom

Aviso meteorológico, emitido pelo CPTEC, para os riscos de tempestade de raios, chuvas intensas e vendaval são para os municípios de Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alegre, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Brejetuba, Conceição do
Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Laranja da Terra, Mantenópolis, Muniz Freire, Pancas e Venda Nova do Imigrante.

Estratégia

Uma reunião entre os prefeitos das cidades atingidas, representantes do governo estadual, além de agentes da Defesa Civil do Corpo de Bombeiros será realizada nesta segunda-feira (20) para traçar ações de reparações para os próximos dias.

Previsão do tempo
Foto: Incaper-ES

A segunda-feira será com tempo instável em todo o Espírito Santo. O sol aparece timidamente entre muitas nuvens, com previsão de pancadas de chuva em alguns momentos do dia, em todas as regiões do Estado.

Na Grande Vitória, o sol aparecerá entre muitas nuvens. E poderá chover em alguns momentos. A temperatura mínima será de 23 °C e a máxima de 33 °C. Em Vitória, a mínima de 23 °C e a máxima de 32 °C.

Na Região Sul, o sol também aparecerá entre muitas nuvens. Também há previsão de chuva em alguns momentos. Nas áreas menos elevadas, a temperatura mínima será de 22 °C e a máxima de 32 °C. Nas áreas altas, a mínima serpa de 18 °C e a máxima de 29 °C.

Leia Também: