Iconha pede socorro: temporal destrói a cidade

Iconha pede socorro

Mortes, casas e lojas destruídas, pessoas ilhadas. Temporal provoca tragédia na região Sul do Estado.

Iconha pede socorro mesmo. Carros, móveis e eletrodomésticos arrastados pelas ruas, lojas e postos de gasolina destruídos, moradores ilhados. A ponte principal está quebrada e a cidade sem energia. Toda essa tragédia é resultado dos fortes temporais que atingiram Iconha na noite desta sexta-feira e madrugada de sábado (18).

Da mesma foram atingidos fortemente os municípios de Alfredo Chaves, Vargem Alta, Marechal Floriano, Rio Novo do Sul, Anchieta e Venda Nova do Imigrante. Em Alfredo Chaves e Vargem Alta mais de 230 milímetros de água caíram sobre essas cidades.

Ainda não foram contabilizados os desabrigados e desalojados. “Estamos buscando o salvamento das pessoas que se encontram ilhadas, o resgate de corpos na cidade. temos pessoas que se encontram em asilos e hospitais precisando de remoção. Muitas pessoas isoladas em suas casas, o resgate de pessoas com deficiência de locomoção também está sendo feito”. Por isso ainda não contabilizamos o número de desabrigadas e desalojados. Estamos priorizando  ainda não foram contabilizados porque estamos dando prioridade às vítimas mais graves”, explicou o coronel Wagner Borges, do Corpo de Bombeiros.

Mortes

O coronel também confirmou 5 mortes. Duas pessoas já identificadas: Antenor Sabino, encontrado no bairro Bom Destino, em Iconha, onde também foi encontrado outro corpo ainda sem identificação. Alaécio Tavares, de aproximadamente 50 anos, foi encontrado no bairro Recreio, em Alfredo Chaves. E no mesmo município, mais duas pessoas encontradas mortas na localidade de Cachoeirinha.

Renato Casagrande em Iconha O governador Renato Casagrande esteve no local na manhã deste sábado. “O que vemos aqui é um cenário de guerra. Nosso papel agora é reconstruir a cidade. Dar o primeiro atendimento assistencial, de mais urgência. E depois ajudar os comerciantes a reconstruir suas atividades”, declarou.

Outros municípios estão na lista de alerta de movimento de massa e de inundação, apontou o coronel Wagner. Entre eles Muqui, Anchieta, Piúma, Rio Novo do Sul, Mimoso do Sul. Também Cachoeiro de Itapemirim, Domingos Martins, Castelo, Conceição de Castelo e Afonso Cláudio. Ao todo, são 17 alertas para o Espírito Santo.

Confira alguns registros da tragédia enviados por nossos internautas em fotos e vídeos

tragédia em Iconha Iconha pede socorro

Os prejuízos em Iconha