32.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Líderes da China endossam abordagem pró-economia no controle da covid

Abordagem voltada para a economia é estratégia para evitar uma forte recessão econômica

Líderes chineses seniores endossaram nesta sexta-feira, 16, uma abordagem mais “pró-negócios”, afirmando que a China deve “encorajar e apoiar o desenvolvimento e o crescimento da economia privada e das empresas privadas”. Tomada durante reunião em Pequim para a Conferência Central de Trabalho Econômico do Partido Comunista, a decisão descarta medidas rígidas da política “zero-covid” após quase três anos e inclui medidas pragmáticas destinadas a reativar o crescimento econômico, substituindo a ideologia política incentivada pelo presidente Xi Jinping pelo antigo foco na economia.

Em meio a conversas de Pequim sobre um novo apoio ao setor imobiliário e a construção da confiança dos empresários, He Lifeng, membro do Politburo, que deve assumir um papel de liderança na política econômica e financeira, traçou recentemente um plano para a China superar o crescimento de 5% no próximo ano, índice maior do que as projeções do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) para os Estados Unidos.

- Continua após a publicidade -

“Mesmo se falhar, os custos serão limitados” em comparação com o impacto já sentido na sociedade, economia e cenário político da China, diz Guonan Ma, membro sênior do Centro de Análise da China do Asia Society Policy Institute. “Não deveria ser pior do que não tentar.”

O apoio a uma abordagem mais voltada para a economia sinaliza a movimentação rápida de Pequim para evitar uma forte recessão econômica, que poderia minar o suporte da população ao partido comunista, explicam economistas entrevistados pelo The Wall Street Journal.

Até o momento, as políticas de controle da pandemia defendidas por Xi sufocaram a produção, aumentaram o desemprego, deterioraram a confiança do investidor e do consumidor e incentivaram os maiores protestos políticos antigovernamentais vistos pelo país em décadas.

Com informações de Agência Estadão

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA