23.9 C
Vitória
sábado, 4 maio, 2024

Casagrande toma posse no Conselho da Federação

Governador do Espírito Santo tomou posse, nesta quarta-feira, no primeiro encontro do Conselho da Federação, em Brasília

Por Robson Maia

O governador Renato Casagrande (PSB) tomou posse, nesta quarta-feira (25), como membro titular do Conselho da Federação, colegiado criado em abril deste ano pelo Governo Federal. O grupo reúne o presidente da República, ministros, governadores, prefeitos e representantes de entidades municipalistas.

- Continua após a publicidade -

Casagrande foi indicado como representante da região pelo Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O evento de posse e a primeira reunião ordinária do Conselho da Federação aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília-DF.

Um dos objetivos do colegiado é debater temas relevantes e reformas de interesse comum, que busquem o desenvolvimento econômico sustentável, com foco na redução das desigualdades sociais e regionais, além da promoção da cooperação federativa na gestão de políticas públicas.

“Tenho a satisfação de representar a região Sudeste no Conselho da Federação. Este é um colegiado importante, cujos debates nas câmaras técnicas vão contemplar os interesses da Federação. Para que a gente possa encaminhar soluções que sejam de interesse do Brasil e que possam melhorar de fato a vida das pessoas. Nossa região traz alguns temas importantes, como a segurança pública, que vive um momento desafiador especialmente no estado do Rio de Janeiro”, afirmou o governador capixaba.

Casagrande falou também sobre a necessidade de adaptação às mudanças climáticas.

“Nós temos estados vulneráveis a eventos climáticos extremos. Por isso, são necessários investimentos em obras de adaptação, bem como de linhas de financiamento e fundos específicos são fundamentais. Outro ponto que trazemos a este Conselho é sobre a dívida dos estados. Mesmo que o Espírito Santo não tenha esse problema, os demais da região têm”, acrescentou o gestor.

Casagrande toma posse no Conselho da Federação
Encontro reuniu líderes de todo país – Imagem: Divulgação

O conselho será composto por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB), Alexandre Padilha, Rui Costa,Simone Tebet, Fernando Haddad, Eduardo Leite (PSDB), Mauro Mendes (União Brasil), Helder Barbalho (MDB), João Azevedo (PSB), Ibaneis Rocha (MDB), Paulo Roberto Ziulkoski (MDB), Ivo Rezende Aragão (PSB), Edvaldo Nogueira Filho (PDT) e Eduardo Paes (PSD), Ary José Vanazzi (PT) e José Ordinan Ortolan (Associação Brasileira de Municípios).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA