22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Casagrande comemora prisão de Marujo: “combatendo a criminalidade”

Governador Renato Casagrande celebrou operação realizada na capital que resultou na prisão de criminoso mais procurado do Espírito Santo

Por Robson Maia

A prisão do traficante Fernando Moraes Pereira Pimenta, mais conhecido como Marujo, foi motivo de comemoração entre as lideranças políticas capixabas. O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), celebrou a operação realizada na manhã desta sexta-feira (8) no bairro Bonfim, em Vitória, que resultou na captura do criminoso mais procurado do Espírito Santo.

- Continua após a publicidade -

Marujo é apontado pelas investigações criminais como chefe do tráfico de drogas e membro de uma facção criminosa organizada no Espírito Santo. Nas redes sociais, Casagrande elogiou a atuação das forças de segurança e inteligência estaduais. O gestor destacou ainda o programa Estado Presente, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp).

“O Marujo, o bandido mais procurado do ES, está preso! Parabéns às nossas incansáveis forças policiais, em especial aos policiais civis e penais pelo êxito nesta operação. Com o programa Estado Presente, continuaremos combatendo a criminalidade com rigor”, escreveu Casagrande em suas redes sociais.

O governador publicou ainda um vídeo em suas redes sociais com detalhes da operação e retratando o trabalho desenvolvido no Estado para o combate à criminalidade. Nos últimos meses, o Espírito Santo obteve números positivos na redução de homicídios: em 2023, o estado registrou o menor número de homicídios da série histórica, ou seja, desde 1996, quando os dados começaram a ser registrados. Em 2024, o primeiro bimestre registrou o menor número de homicídios registrados no período.

Confira o vídeo publicado por Casagrande

Episódio é a primeira “vitória” para novo secretário

O episódio que resultou na prisão do criminoso mais procurado do Espírito Santo, conhecido como Marujo, foi a primeira “vitória” para o novo secretário da Segurança Pública, Eugênio Ricas. Há pouco mais de duas semanas no cargo, o ex-policial federal ficará registrado como o secretário em exercício em uma das prisões mais importantes dos últimos anos no estado.

Casagrande comemora prisão de Marujo: “combatendo a criminalidade”
Secretário participou de coletiva de imprensa de prisão de traficante – Foto: Polícia Civil

Em coletiva de imprensa após a prisão do traficante, Ricas reforçou o rigor no combate ao crime no Espírito Santo e exaltou o trabalho das forças de segurança estaduais.

“Hoje nós prendemos o Marujo. Ele já é um personagem do passado. É carta fora do baralho. […] o ladrão que bate a carteira do seu João ou o maior líder de organização criminosa tem a mesma importância. Vamos colocar todos atrás das grades. A prisão do Marujo é um exemplo disso. Ninguém vai ficar impune. Ninguém vai ficar fora do alcance das leis”, disse Ricas.

Sesp não teme represálias

Em resposta a questionamentos da ES Brasil, a Sesp informou que não teme represálias por parte de organizações criminosas ligadas ao traficante como resposta à prisão realizada nesta sexta-feira. Em nota breve, a pasta afirmou que monitora as denúncias e, até o momento, não existe nenhuma indicação de um possível ataque.

“Não há informações sobre o assunto. A segurança foi reforçada no local e não há nenhuma informação de represálias, até o momento”, disse a SESP em comunicado.

Ricas revelou que já existe um plano em vigor para prevenir tais incidentes e manter a ordem pública. “A inteligência já está trabalhando, a Polícia Militar já está ciente; a gente já tem um plano de contingência para evitar qualquer tipo de violência”, alertou o secretário

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA