Repasse financeiro para a Prefeitura de Vila Velha para as obras é proveniente do Ministério da Mulher do Governo Federal
Por Kebim Tamanini
A primeira Casa da Mulher Brasileira no Espírito Santo, localizada na Praia das Gaivotas, está prestes a ser entregue à população até outubro deste ano, segundo informou a Prefeitura de Vila Velha. Com um investimento de R$ 6,6 milhões, provenientes do Ministério das Mulheres do Governo Federal, a iniciativa visa o combate à violência contra de gênero.
Quando inaugurada, a casa irá operar 24 horas por dia, oferecendo atendimento a cerca de 3 mil mulheres por ano que estejam em situação de violência. Com 50 salas disponíveis, o espaço proporcionará serviços de acolhimento e triagem, apoio psicossocial, alojamento temporário, brinquedoteca, central de transportes e iniciativas de autonomia financeira.
Além disso, a Casa da Mulher Brasileira contará com a presença física da Delegacia da Mulher, da Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher, do Núcleo Especializado da Defensoria Pública e do Juizado de Violência Doméstica, facilitando o acesso das vítimas aos recursos necessários para sua proteção e assistência legal.

Durante o lançamento do projeto, em outubro de 2023, a ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, enfatizou a importância de políticas públicas específicas e de um trabalho contínuo de conscientização para combater o “ódio contra as mulheres”.
Apesar da redução dos índices de homicídios e feminicídios nos últimos anos, o Espírito Santo ainda enfrenta números alarmantes de violência contra a mulher. O objetivo da Casa da Mulher Brasileira é contribuir na continuação da diminuição desses índices e oferecer suporte às vítimas.
“O machismo ainda é forte [no Espírito Santo]. Sabemos que ainda temos um longo caminho pela frente. […] Estamos felizes em receber a Casa da Mulher Brasileira”, destacou o governador Renato Casagrande, enfatizando o compromisso do estado com a proteção e o amparo das mulheres em situação de vulnerabilidade.
Confira o estágio das obras