Renegociação, cobrança indevida, negativação injusta e cálculos de prestações e taxas de juros são as principais causas
Por Kebim Tamanini
Mais um ano se passou e as reclamações sobre serviços prestados continuam a marcar presença. Em 2023, segundo o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), os cartões de crédito lideraram a lista de atendimentos à população, com 5.257 casos, o que representa 13,74%, do total de 38.269 ao longo do ano. As principais demandas relacionadas aos cartões de crédito envolvem questões como renegociação e parcelamento de dívidas, cobrança indevida, negativação injusta e cálculos de prestações e taxas de juros.
Completam a lista o crédito consignado, energia elétrica, internet, água e esgoto, telefonia móvel, planos de saúde, aparelho celular e outros. Veja na tabela abaixo a lista completa e o número de reclamações no Procon Estadual.
Lista das principais reclamações do Procon-ES | ||
Serviço | Quantidade de reclamação | Em relação ao total |
Cartões de crédito | 5257 | 0.1374 |
Crédito consignado | 4455 | 0.1164 |
Energia elétrica | 1258 | 0.0329 |
Internet | 850 | 0.0222 |
Água e esgoto | 771 | 0.0201 |
Telefonia móvel | 755 | 0.0197 |
Planos de saúde | 680 | 0.0178 |
Aparelho celular | 658 | 0.0172 |
Consórcios | 609 | 0.0159 |
Móveis | 579 | 0.0151 |
Total | 38269 |
Entre as maiores queixas apresentadas pelas empresas líderes no ranking, destacam-se problemas como cobrança indevida, lançamento de serviços não solicitados na fatura, mudança unilateral nos contratos com reajuste no valor do serviço, empréstimo consignado não autorizado, refinanciamento de empréstimos sem o consentimento do consumidor, cálculo e negociação de débitos, problemas com contratos (descumprimentos e cláusulas abusivas) e questões relacionadas à qualidade do produto ou serviço.
O panorama das reclamações em 2023 aponta para a necessidade contínua de atenção e fiscalização por parte das autoridades reguladoras e destaca a importância de os consumidores estarem informados e cientes de seus direitos para garantir um relacionamento justo e transparente com as empresas prestadoras de serviços.