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quinta-feira, 2 maio, 2024

Cartão de crédito lidera as reclamações no ES

Renegociação, cobrança indevida, negativação injusta e cálculos de prestações e taxas de juros são as principais causas

Por Kebim Tamanini

Mais um ano se passou e as reclamações sobre serviços prestados continuam a marcar presença. Em 2023, segundo o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), os cartões de crédito lideraram a lista de atendimentos à população, com 5.257 casos, o que representa 13,74%, do total de 38.269 ao longo do ano. As principais demandas relacionadas aos cartões de crédito envolvem questões como renegociação e parcelamento de dívidas, cobrança indevida, negativação injusta e cálculos de prestações e taxas de juros.

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Completam a lista o crédito consignado, energia elétrica, internet, água e esgoto, telefonia móvel, planos de saúde, aparelho celular e outros. Veja na tabela abaixo a lista completa e o número de reclamações no Procon Estadual.

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Entre as maiores queixas apresentadas pelas empresas líderes no ranking, destacam-se problemas como cobrança indevida, lançamento de serviços não solicitados na fatura, mudança unilateral nos contratos com reajuste no valor do serviço, empréstimo consignado não autorizado, refinanciamento de empréstimos sem o consentimento do consumidor, cálculo e negociação de débitos, problemas com contratos (descumprimentos e cláusulas abusivas) e questões relacionadas à qualidade do produto ou serviço.

O panorama das reclamações em 2023 aponta para a necessidade contínua de atenção e fiscalização por parte das autoridades reguladoras e destaca a importância de os consumidores estarem informados e cientes de seus direitos para garantir um relacionamento justo e transparente com as empresas prestadoras de serviços.

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