25.9 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Carros elétricos e híbridos triplicam vendas em janeiro de 2024

Foram vendidas 12.022 unidades de carros eletrificados

Por Kebim Tamanini

Os carros elétricos alcançaram em janeiro de 2024, com um recorde de participação no mercado brasileiro. De acordo com um levantamento da Anfavea, a associação que representa as montadoras nacionalmente, os veículos elétricos e híbridos obtiveram uma fatia de quase 8% em relação aos licenciamentos gerais do mês.

- Continua após a publicidade -

Foram vendidas 12.022 unidades de carros eletrificados. Esse número representa quase o triplo do registrado em janeiro de 2023, quando foram emplacados 4.493 veículos eletrificados, alcançando 3,4% do market share.

O destaque fica por conta dos carros elétricos, que registraram um aumento significativo nas vendas. Foram negociadas 4.354 unidades de modelos sem combustão em janeiro de 2024, um aumento de 477% em comparação com as modestas 754 vendidas no mesmo mês do ano anterior.

Foram vendidas 12.022 unidades de carros eletrificados
A Byd é uma das grandes empresas estrangeiras que fornece carros elétricos no Brasil. Foto: Divulgação

Para o presidente da Anfavea, Marcio de Lima Leite, esse desempenho é em grande parte impulsionado pelo fim do imposto zero para carros eletrificados. As montadoras adiantaram pedidos em dezembro para comercializar os veículos em janeiro e fevereiro.

“Várias empresas importaram veículos em volume maior que a demanda para que pudessem comercializar esses modelos utilizando o imposto zero para elétricos e a redução para híbridos”, explica o executivo, que ressalta a importância de monitorar para evitar um desequilíbrio dessas tecnologias.

Além disso, os carros eletrificados também contribuíram para impulsionar as importações, que atingiram quase 20% de participação no mercado em janeiro. Dos 31,5 mil veículos importados licenciados no mês, os elétricos representaram 14% e os híbridos, 19%.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA