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quarta-feira, 1 maio, 2024

Carros da Hyundai serão vendidos no site da Amazon

Novidade será lançada em 2024, mas por enquanto tem a desconfiança do público.

Por Gustavo Costa

Em uma iniciativa pioneira, o site da Amazon passará a comercializar a modelos da montadora sul-coreana Hyundai a partir do ano que vem. Anunciada durante o Salão do Automóvel de Los Angeles, a novidade por enquanto só estará disponível nos Estados Unidos.

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Trata-se da primeira vez que a Amazon venderá automóveis diretamente em seu site. De acordo com a empresa, uma seção para compra de carros será lançada na segunda metade de 2024, com os clientes podendo ver os modelos de veículos disponíveis em sua região e escolher o tipo de carro, a cor e os opcionais de fábrica. Já no menu de pagamentos, será possível financiar o veículo e com o negócio fechado, será só uma questão de marcar uma data para buscar o carro na concessionária mais próxima.

A ideia da Amazon é, se tudo der certo com os veículos da Hyundai, repetir o processo com outras montadoras.

No Espírito Santo, a novidade é vista como algo de vanguarda e que precisará de tempo para ser analisada. O diretor da Tai Motors (Hyundai) em Vitória, Paulo Henrique Daltin lembra que a empresa já realiza venda online e, inclusive, houve situação em que toda a jornada de compra foi feita por meio desse canal, finalizando com a entrega do veículo na casa do cliente. “Há consumidores que vêm aderindo a esse tipo de compra, mas a maioria prefere vir até a concessionária para ter a experiência de ver e testar o veículo, negociar o valor do carro novo, avaliar o automóvel usado que entrará na troca etc. O fator negociação ainda pesa bastante na comercialização dos veículos, razão pela qual a maior parte dos clientes opta por ir pessoalmente até à revenda. Entretanto, é incontestável que a jornada do consumidor vem passando por mudanças depois do início da era digital”, disse.

Os clientes da Hyundai compartilham a opinião de que a compra de um carro não presencial ainda levará tempo para ser popularizada. É o caso do bancário Jacy Paulo Ribeiro. “Eu não acho que tão cedo o brasileiro ficará confortável em comprar um veículo sem ter contato físico com o mesmo. Sem olhar, entrar dentro, sentir o cheiro do carro novo, testar a maciez dos comandos, o toque do plástico ou couro. A compra de um carro zero nos preços atuais envolve impulso, empolgação de estar ali já sentado em um carro”, frisou.

Ribeiro lembra que ser desconfiado é quase uma necessidade brasileira, já que o consumidor precisa lidar com tentativas de golpes o tempo inteiro. “Ter uma experiência online puramente racional sem dúvida iria prejudicar as vendas e brasileiro também já está cansado de tomar golpe online, inclusive em vendas de carro no OLX. A gente está em um país onde carro sai com problemas conhecidos de fábrica. Sai matéria sobre isso em revista especializada e nada acontece, não tem um recall e o brasileiro não luta pelos seus direitos. Isso gerou uma tradição de desconfiança na compra de carros, temos várias empresas especializadas em simplesmente te dizer se o carro que você está comprando presta ou não que estão ganhando muito mercado, exatamente pela desconfiança que vem junto com o assunto compra de veículo. Eu não vejo esse modelo prosperando no mercado geral. Talvez no premium, onde se compram carros de marcas de luxo que já se colocam acima de qualquer suspeita e que caso gerem problemas seria um escândalo e mancha na marca”, explicou.

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