Livro Capixaba Goods transforma pontos turísticos do Espírito Santo em ilustrações para colorir
Por Erik Oakes
O fotógrafo capixaba Rodrigo Coutinho transformou um hobby em um projeto cultural que vem conquistando famílias e turistas. Inspirado pela febre dos livros de colorir, ele criou o “Capixaba Goods”, publicação que reúne ilustrações de destinos do Espírito Santo baseadas em suas próprias fotografias. Com isso, Rodrigo é o convidado do Podcast Destinos ES, comandado por Ludmila Azevedo.
A proposta do “Capixaba Goods” vai além do lazer: é um convite para conhecer ou revisitar belezas naturais, patrimônios históricos e tradições locais. A ideia surgiu em casa, quando Rodrigo viu as enteadas se divertindo com desenhos para colorir e decidiu criar versões próprias com cenários capixabas.
“De repente trazer alguns locais diversos para que mostrasse a elas, né, esses locais, outros que já fomos também, e fui fazendo diversas ilustrações e depois transformei nesse livro”, contou.
Entre os cenários retratados estão o Convento da Penha, a baleia-jubarte saltando no mar de Vitória e o mosteiro Zen Budista, todos locais visitados e registrados por Rodrigo. Além das ilustrações, o livro inclui relatos pessoais, poemas e informações turísticas, estimulando a visitação e o cuidado ambiental. “Procurei majoritariamente locais gratuitos para que as pessoas realmente tenham esse acesso um pouco mais facilitado”, explicou o autor.
O sucesso surpreendeu o fotógrafo. A primeira edição foi lançada de forma modesta, com apenas 16 exemplares. Mas a repercussão nas redes sociais e na imprensa trouxe grande procura e levou à criação de uma segunda edição, com novos destinos e desenhos aprimorados. “Chegou aí em vários jornais e revistas falando sobre, não tinha como imaginar que seria dessa forma, mas fiquei e ainda fico, né, muito feliz com toda essa repercussão”, afirmou.
Além de colorir em casa, muitos leitores têm levado o livro aos destinos retratados para pintar no local, conectando arte e experiência turística. Rodrigo também organiza encontros coletivos em pontos emblemáticos, como a Prainha e a Ilha das Caieiras, onde os participantes pintam juntos ao pôr do sol ou sob a lua cheia sobre o Convento da Penha.
Para o fotógrafo, cada ilustração é também um convite à redescoberta do Espírito Santo. “Eu sempre digo que às vezes não importa por quantas horas a gente observe o mar, a experiência será sempre diferente”, resume. Com o Capixaba Goods, Rodrigo transforma a contemplação em arte e reforça o potencial do turismo capixaba como fonte de lazer, cultura e identidade.

