Ivan Rodrigues, candidato a vereador pelo PL, é investigado por participação em esquema de fraude e corrupção em presídios
Por Robson Maia
A 3º Vara Criminal de São Mateus decidiu por afastar Ivan Rodrigues Arpini, policial penal e candidato a vereador pelo PL no município de Vila Velha, das atividades prisionais durante a investigação por participação em um esquema de corrupção dentro do sistema prisional capixaba. Além de Ivan, outros quatro são investigados por participação no crime.
Além do candidato ao Legislativo canela-verde, são investigados o policial civil Luiz Cláudio Alexandre, o perito da polícia científica José Luiz Rosa Filho, o empresário Ramon Coelho dos Santos, e um homem identificado como Alexander dos Santos Ribeiro.
De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Ivan, Luiz Cláudio e José Luiz, receberam, direta ou indiretamente, em razão das funções públicas, “vantagens indevidas” com intuito de favorecer uma organização criminosa gerenciada por Ramon. O esquema , segundo as investigações, envolvia identidades falsas e até fraude no cumprimento de mandado judicial de busca e apreensão.
Segundo a denúncia, Ivan é um dos responsáveis pelas ações na parte interna do sistema prisional, enquanto José Luiz foi pago para falsificar documentos, valendo-se do cargo de perito criminal e do desempenho das funções dentro da Polícia Civil do Espírito Santo.
A advogada Anna Paulina Cardoso, responsável pela defesa do candidato, afirmou que Ivan não se manifestará atpe que tenha acesso aos autos do processo, considerando a existência de fatos investigados sob sigilo judicial.
A Polícia Penal do Espírito Santo (PPES) informa que foi notificada sobre a decisão da justiça e afastou o servidor Ivan Rodrigues Arpini das funções, além de solicitar que ele devolvesse a carteira funcional e o armamento. Um procedimento correcional foi aberto e segue para análise e tramitação pela Corregedoria.