Câncer é a doença que mais mata pessoas de 15 a 29 anos

O câncer é a principal causa de morte por doença no Brasil entre adolescentes e jovens adultos, de 15 a 29 anos. É o que afirma o último estudo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), divulgado no mês passado, em que a doença fica atrás no ranking geral apenas de causas externas, como acidentes e mortes violentas. A pesquisa destaca, ainda, o carcinoma como o tumor mais frequente entre tais jovens, que ocorreu em 34% das vezes e foi mais encontrado no colo do útero.

De acordo com a pesquisa, as regiões do corpo em que o carcinoma é mais frequente são as genitais, tireoide, mama e cabeça e pescoço. O linfoma também preocupa, alcançando 12% de frequência entre os adolescentes e jovens; logo em seguida estão os tumores de pele, com 9%. O índice de mortalidade também chama atenção: 67 a cada 1 milhão entre o grupo pesquisado, de 2009 a 2013, um número que se mantém estável desde 1979.

Para a oncologista pediátrica da Medquimheo, Milena Gottardi, o estudo reflete a importância da educação sexual entre os adolescentes e jovens. “Há uma ligação direta do câncer de colo do útero com a infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV). É necessária uma conscientização entre esse público, e o uso de preservativos durante o ato sexual deve ser um grande aliado, bem como a vacina contra o HPV”, explica.

Além da vacina ser eficiente para afastar a ameaça do câncer do colo do útero para as meninas e mulheres, ela protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais em homens.

Conteúdo Publicitário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome