29.3 C
Vitória
terça-feira, 14 julho, 2020

Câncer é a doença que mais mata pessoas de 15 a 29 anos

Leia Também

Gilmar Mendes diz não ter atingido honra das Forças Armadas

Ministro do STF divulgou nota na manhã desta terça-feira. Confira! O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje (14) que respeita as...

Presidente do Comitê de Tóquio 2021 prevê versão reduzida do evento

“A prioridade é estar seguro”, diz Yasuhiro Yamashita. Saiba mais! Os Jogos Olímpicos de Tóquio, que foram adiados pra 2021, provavelmente serão uma versão reduzida...

Inscrições para o Prouni começam hoje, com quase 170 mil bolsas

Do total, 60.551 são bolsas integrais e 107.229, parciais. Saiba mais! As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) abrem hoje...

O câncer é a principal causa de morte por doença no Brasil entre adolescentes e jovens adultos, de 15 a 29 anos. É o que afirma o último estudo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), divulgado no mês passado, em que a doença fica atrás no ranking geral apenas de causas externas, como acidentes e mortes violentas. A pesquisa destaca, ainda, o carcinoma como o tumor mais frequente entre tais jovens, que ocorreu em 34% das vezes e foi mais encontrado no colo do útero.

De acordo com a pesquisa, as regiões do corpo em que o carcinoma é mais frequente são as genitais, tireoide, mama e cabeça e pescoço. O linfoma também preocupa, alcançando 12% de frequência entre os adolescentes e jovens; logo em seguida estão os tumores de pele, com 9%. O índice de mortalidade também chama atenção: 67 a cada 1 milhão entre o grupo pesquisado, de 2009 a 2013, um número que se mantém estável desde 1979.

Para a oncologista pediátrica da Medquimheo, Milena Gottardi, o estudo reflete a importância da educação sexual entre os adolescentes e jovens. “Há uma ligação direta do câncer de colo do útero com a infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV). É necessária uma conscientização entre esse público, e o uso de preservativos durante o ato sexual deve ser um grande aliado, bem como a vacina contra o HPV”, explica.

Além da vacina ser eficiente para afastar a ameaça do câncer do colo do útero para as meninas e mulheres, ela protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais em homens.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Chefe ou líder? O que você é?

Entende-se que uma das características mais importantes de um líder é desenvolver uma equipe que seja capaz de funcionar sem ele

Tecnologia faz produção de café conilon “pocar” no Norte do ES

Quem apostou em sistemas de irrigação modernos, aliados ao manejo correto integrado, já começa a colher os primeiros frutos de uma tecnologia que veio para ficar.

Feirão Limpa Nome: seis passos antes de renegociar!

Mas antes de ir para a etapa de negociações é importante que o consumidor conheça seus números e faça uma faxina financeira.

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

Vida Capixaba

Bares, restaurantes funcionam com horário diferenciado

Renato Casagrande fez o comunicado e explicou que os horários foram alterados, conforme a matriz de risco definida pelo governo estadual.

INSS começa teste de prova de vida digital com 550 mil beneficiários

Num primeiro momento, o mecanismo será feito por meio de reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular, para quem já tem carteira de motorista ou título de eleitor digital.

Desafios do mercado audiovisual será tema de live

No bate-papo virtual também vão estar em pauta os desafios do mercado audiovisual e a experiência de Abel Santana no mundo das artes.

Saque emergencial FGTS liberado para os nascidos em março. Como sacar?

O valor do saque é de até R$ 1.045, considerando a soma de todas as contas do FGTS do trabalhador. Nesta etapa, poderão ser pagos até R$ 3,3 bilhões. 
Continua após publicidade