A ação da Cruz Vermelha mostra os impactos gerados pela angústia da falta de respostas e os desgastes da busca de pessoas desaparecidas
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) lançou nesta semana uma campanha para conscientizar a população da América Latina sobre o desaparecimento de pessoas na região e as consequências para seus familiares.
O vídeo, baseado em histórias reais, mostra depoimentos de pais que buscam seus filhos, mas são as próprias fotos dos desaparecidos que fazem os relatos.
Segundo a coordenadora de Proteção da Delegação Regional do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, Marianne Pecassou, a procura gera uma angústia imensurável.
“SEM SABER O QUE SE PASSOU COM SEUS ENTES QUERIDOS, DESAPARECIDOS, OS FAMILIARES ALTERNAM SEU COTIDIANO ENTRE A ESPERANÇA E O DESESPERO, O QUE OS IMPULSIONA A DEDICAR SUA VIDA, SEU TEMPO E QUASE SEMPRE TODOS OS SEUS RECURSOS A UMA PROCURA INCESSANTE”, EXPLICA.
A campanha mostra que a angústia pela falta de respostas e todos os desgastes da busca geram impactos na saúde física e mental, nas relações familiares e comunitárias, e na condição econômica, além de trazerem problemas jurídicos e administrativos diversos, acrescenta ela.
Segundo o comitê, no Brasil foram registrados mais de 82 mil casos de desaparecimentos em 2017. No México, foram 40 mil entre 2006 e 2019.
Além disso, os dados regionais são alarmantes, mas ainda não trazem a real dimensão do problema na América Latina e no mundo, já que por trás dos números há famílias que passam por necessidades.
A campanha foi lançada simultaneamente em vários países da América Latina, entre eles Brasil, Colômbia, México e Peru.
Confira o vídeo sobre a campanha:
*Da redação com informações da Agência Brasil