24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Câmara de Cachoeiro aprova cotas em concurso público

O projeto, de origem da prefeitura de Cachoeiro, foi aprovado por 16 votos e apenas um contrário

Por Josué de Oliveira

A Câmara Municipal de Cachoeiro aprovou projeto da prefeitura que reserva vagas para candidatos pretos e indígenas em concursos públicos municipais.

- Continua após a publicidade -

O projeto foi aprovado por 16 votos favoráveis, registrada a ausência de Arildo Boleba (PDT). O vereador Junior Corrêa (PL) votou contra. O presidente Brás Zagotto (PV) não votou, atendendo ao Regimento da Casa.

A matéria inclui ainda o sistema de cotas para todo tipo de contratação, inclusive em processos seletivos para cargos efetivos e para o provimento de cargos temporários e estágios.

Com a aprovação, sempre que o processo ofertar três vagas ou mais, negros, pretos e pardos terão a reserva de 17% e indígenas terão 3%.

“As cotas são muito importantes, porque temos no país um sistema de Educação onde o caminho é muito mais difícil para quem não tem recursos. Então, o projeto vai nos ajudar a nivelar as oportunidades. A luta é grande, mas demos mais um passo”, afirmou o ouvidor da Câmara, vereador Mestre Gelinho.

A coordenadora executiva de Cidadania do município, Fayda Belo, afirmou que o projeto contribuirá para reduzir o racismo.

“Sabemos que, cada vez mais, tanto o branco quanto o preto ocupam o mesmo lugar na sociedade, mas o preconceito continua. O projeto vem combater esse crime monstruoso que nos furta direitos todos os dias”, concluiu.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA