23.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 julho, 2020

Calendário de provas para diploma da educação básica sem aulas

Leia Também

Grandes clássicos apresentados no segundo concerto on-line da Osses

A exibição virtual, que faz parte do projeto “[email protected] Sinfônica In Live”, começará às 20 horas, nas mídias sociais do Projeto Casa Verde.

Alunos surdos da Serra terão acesso aos estudos pela internet em Libras

O VLibras, um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto que traduz conteúdos digitais para a Libras, tornando os conteúdos acessíveis para os alunos da educação especial.

Especialista avalia mercado financeiro em tempo de pandemia

O grau de incertezas é muito alto, por isso os investidores correm para mercados mais atrativos e as bolsas de valores passam por oscilações.

Hoje é o último dia para pedir o auxílio emergencial

Prazo para novos cadastros termina nesta quinta às 23h59. Saiba mais! Para quem ainda não se cadastrou a fim de receber o auxílio emergencial de R$...

O MEC divulgou as datas para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e as inscrições acontecem em abril

Quem quer obter os diplomas de ensino fundamental ou médio deve ficar atento. As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) estarão abertas de 16 a 27 de abril. O calendário foi divulgado esta semana pelo Ministério da Educação (MEC).

As provas serão dia 5 de agosto e as notas devem ser divulgadas em outubro. O edital completo está disponível no site do MEC. O exame oferece certificação para as pessoas que não tiveram oportunidade de concluir os ensinos fundamental e médio na idade apropriada para cada nível de ensino.

O exame é gratuito, mas agora há uma penalidade para o candidato que faltar no dia da aplicação da prova. Se não justificar a ausência, ele terá de pagar uma taxa ao se inscrever novamente.

O candidato pode obter tanto o diploma como uma declaração parcial em determinada área de conhecimento, como matemática por exemplo. Já quem deseja conseguir o diploma deve atingir um mínimo de 100 pontos em cada uma das quatro áreas abordadas e, ainda, nota mínima de cinco pontos na prova de redação.

“A novidade deste ano é reafirmar a obrigação do setor público com o gasto do exame. Tivemos uma grande [taxa de] abstinências no ano passado e gostaríamos que os alunos soubessem que esse custo, essa verba, esse orçamento dedicado é muito alto”, afirmou a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini. O valor médio de custo da prova foi de R$ 45 por candidato.

Para certificado de conclusão de ensino fundamental, exige-se que se tenha 15 anos de idade completos na data de aplicação da prova. Para o de ensino médio, a idade é 18. O MEC esclareceu que quem emite essa certificação são as secretarias estaduais de educação e institutos federais de educação, ciência e tecnologia reconhecidos pelo Inep.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Depois de dois meses em queda, produção industrial cresce 7% em maio

Alta é a maior desde junho de 2018 (12,9%), diz IBGE. Confira! A produção industrial brasileira avançou 7% na passagem de abril para maio deste...

Confiança do empresário sobe em junho pelo segundo mês, diz FGV

Índice atingiu 80,4 pontos em escala de zero a 200 pontos. Saiba mais! O Índice de Confiança Empresarial (ICE) medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV)...

Intenção de consumo das famílias tem maior queda em dez anos, diz CNC

Em comparação a junho do ano passado a queda é de 24,1%. Confira! A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação Nacional do...

Cinco passos para conquistar prosperidade

As pessoas só querem prosperidade ou estão trabalhando para serem prósperos?

Vida Capixaba

O clássico tricot retorna à moda com o inverno

Desde que caiu na graça das fashionistas, o tricot ganhou recortes e estampas mais atuais e se consolidou como a peça chave dos looks de inverno nos últimos anos.

Cinema drive-in será aberto a partir desta quinta (02), em Vitória

Tendência nos anos 1960, o Circuito Cine Drive-In, será realizado em um espaço montado no estacionamento da Faculdade Estácio de Sá, em Jardim Camburi, Vitória.

População poderá opinar sobre projeto arquitetônico em Vila Velha

Estão previstas a construção de um centro de apoio aos visitantes com lojas, sede administrativa, salão, banheiros, depósitos, playground, estacionamento, entre outras melhorias.

Raul Seixas será próxima atração do Diversão em Cena

O espetáculo “Raulzito Beleza: Raul Seixas para Crianças” será apresentado neste domingo (28), às 16 horas, nas mídias sociais do projeto.
Continua após publicidade