Calendário de provas para diploma da educação básica sem aulas

Encceja
Foto: Agência Brasil

O MEC divulgou as datas para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e as inscrições acontecem em abril

Quem quer obter os diplomas de ensino fundamental ou médio deve ficar atento. As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) estarão abertas de 16 a 27 de abril. O calendário foi divulgado esta semana pelo Ministério da Educação (MEC).

As provas serão dia 5 de agosto e as notas devem ser divulgadas em outubro. O edital completo está disponível no site do MEC. O exame oferece certificação para as pessoas que não tiveram oportunidade de concluir os ensinos fundamental e médio na idade apropriada para cada nível de ensino.

O exame é gratuito, mas agora há uma penalidade para o candidato que faltar no dia da aplicação da prova. Se não justificar a ausência, ele terá de pagar uma taxa ao se inscrever novamente.

O candidato pode obter tanto o diploma como uma declaração parcial em determinada área de conhecimento, como matemática por exemplo. Já quem deseja conseguir o diploma deve atingir um mínimo de 100 pontos em cada uma das quatro áreas abordadas e, ainda, nota mínima de cinco pontos na prova de redação.

“A novidade deste ano é reafirmar a obrigação do setor público com o gasto do exame. Tivemos uma grande [taxa de] abstinências no ano passado e gostaríamos que os alunos soubessem que esse custo, essa verba, esse orçamento dedicado é muito alto”, afirmou a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini. O valor médio de custo da prova foi de R$ 45 por candidato.

Para certificado de conclusão de ensino fundamental, exige-se que se tenha 15 anos de idade completos na data de aplicação da prova. Para o de ensino médio, a idade é 18. O MEC esclareceu que quem emite essa certificação são as secretarias estaduais de educação e institutos federais de educação, ciência e tecnologia reconhecidos pelo Inep.

Conteúdo Publicitário