25.5 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Cachoeiro comemora os 110 anos de Rubem Braga

A exposição “Palavras” faz parte da celebração e contará com frases retiradas das crônicas do cachoeirense ilustre

Por Patrícia Battestin

Um dos maiores cronistas brasileiros, Rubem Braga, completaria 110 anos nesta quinta-feira (12). Capixaba, nascido em Cachoeiro de Itapemirim, ele se formou em Direito e atuou como jornalista por 62 anos, chegando a cobrir as atividades da Força Expedicionária Brasileira, na Segunda Guerra Mundial.

- Continua após a publicidade -

A obra deixada por Rubem Braga é motivo de orgulho para Cachoeiro de Itapemirim. Afinal são mais de 15 mil crônicas, entre elas “A borboleta amarela, “Morro do Isolamento”, “um pé de milho” e “O menino e o Tuim”.

A cidade não poderia deixar a data passar em branco. Por isso, nesta quinta-feira (12), será inaugurada na Casa dos Braga a exposição “Palavras”, que apresentará frases de Rubem Braga retiradas de várias crônicas, com projeções de trechos e imagens, além da transmissão de áudios na voz do próprio homenageado, elementos que abrilhantarão a atmosfera literária na casa onde viveu.

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, o público poderá conferir a atração, que faz parte de mais uma edição do projeto “Bragraniano”. Ao longo da semana, também serão realizadas atividades em bibliotecas públicas do municípios.

“Rubem Braga engrandece nosso município. Todas as homenagens rendidas a esse filho ilustre de Cachoeiro são concebidas para honrar seu legado e exaltar sua memória, que permanece viva nas ruas e edifícios que inspiraram suas inesquecíveis obras”, destaca Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro.

Programação nas bibliotecas

Em 13 de janeiro, a Biblioteca Distrital “Professor José Barros da Silva”, em Itaoca, receberá uma apresentação do projeto “Bosque de Livros”, às 9h.

Já no dia 14 de janeiro, as bibliotecas “Beatriz de Oliveira Santos (Paraíso) e “Roney Argeu Moraes” (Pracinha da Cultura), receberão, às 8h30 e 10h30, respectivamente, atividades de contação de histórias e apresentação de cosplayers – atores trajados com fantasias de personagens famosos.

“Celebrar o legado de nosso grande cronista Rubem Braga é sempre uma alegria, pois sua produção literária é uma dádiva para nós, cachoeirenses. Sempre em nossas comemorações, buscamos focar, principalmente, na promoção da leitura entre as crianças, para que cresçam reconhecendo e reverenciando os grandes nomes de nossa literatura, entre eles, Rubem e Newton Braga”, destaca Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA