spot_imgspot_img

Cachoeiras do Barbudo e de Pernambuco: joias naturais de Guarapari

Refúgios de água cristalina revelam um lado pouco conhecido do município

Por Ludmila Azevedo

As Cachoeiras do Barbudo e de Pernambuco formam um dos roteiros naturais mais encantadores de Guarapari, longe do burburinho das praias e cercadas por mata nativa. Localizadas na região rural do município, no distrito de Buenos Aires, elas surpreendem visitantes com suas águas límpidas, poços refrescantes e trilhas que conduzem a cenários de pura calmaria. São destinos perfeitos para quem deseja explorar uma Guarapari diferente, marcado pela beleza das montanhas e pela força das águas.

Cachoeiras do Barbudo e de Pernambuco: joias naturais de Guarapari
A Cachoeira de Pernambuco chama atenção pela pequena queda d’água de águas cristalinas. Foto: Terra Capixaba

A Cachoeira de Pernambuco tem uma queda mais suave e um poço de águas claras que encanta quem procura um ambiente sereno e acolhedor. Seu entorno preservado faz com que o visitante tenha a sensação de estar em um verdadeiro santuário natural. A referência é a ponte do Rio Calçado. A cachoeira fica logo após a igrejinha da comunidade de Nossa Senhora Aparecida. 

- Continua após a publicidade -
Cachoeiras do Barbudo e de Pernambuco: joias naturais de Guarapari
A Cachoeira do Barbudo fica no fim de uma pequena trilha na região de Buenos Aires. Foto: Capixaba da Gema

A Cachoeira do Barbudo é conhecida por sua queda d’água imponente, que desce entre rochas e forma um poço amplo e convidativo. O local combina áreas de sombra, sons da mata e uma atmosfera tranquila, ideal para banhos demorados e momentos de contemplação. 

Cachoeiras do Barbudo e de Pernambuco: joias naturais de Guarapari
A Cachoeira do Barbudo tem estacionamento e cobra uma taxa de R$ 5 para os visitantes. Foto: Capixaba da Gema

No distrito de Buenos Aires, chegando ao Bar do Ademir, entre à direita após a ponte e siga até o Sítio Nasser. O acesso à cachoeira é bem sinalizado, com uma trilha de cerca de 300 metros até a queda d’água. A entrada custa R$ 5 em dinheiro. O local tem estacionamento, mas não tem restaurante. Leve seu próprio lanche e recolha o lixo!

Juntas, as duas cachoeiras revelam um roteiro perfeito para quem ama turismo ecológico e quer fugir das rotas tradicionais de Guarapari. 

Onde se hospedar

Pousada Pedra D’água 

- Continua após a publicidade -

A pousada tem suítes aconchegantes com varanda, ampla área verde com lago e área de lazer com piscina. 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Um post compartilhado por Pousada Pedra D’água (@pousadapedradagua)

Onde comer

Bosque das Pedras 

O bistrô e cafeteria fica na Rota da Ferradura, cercado pela natureza, com ar charmoso e cardápio contemporâneo. 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Um post compartilhado por Bosque das Pedras-Rota da Ferradura/ES (@bosquedaspedras)


Vila Anunciatta 

- Continua após a publicidade -

A cafeteria e choperia serve sanduíches, sobremesas, bebidas quentes e geladas, além de cervejas e drinks deliciosos. 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Um post compartilhado por Vila Anunciatta | Café e Chopp (@vilaanunciattacafeechopp)

Como chegar

Saindo de Vitória, pegue a BR-101 até o trevo de Guarapari e, depois, siga as placas indicando o distrito de Buenos Aires por cerca de 9 km. 


*Este destino faz parte do projeto Destinos Incríveis no Espírito Santo, publicado pela Next Editorial. Ele consiste num livro e num hotsite. O material foi elaborado com cuidado para oferecer uma experiência única de descoberta e aventura pelas diversas regiões geográficas do nosso estado.

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 234

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

- Publicidade -

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -