O Grande Buda de Ibiraçu, que fica às margens da BR-101, no Mosteiro Zen Morro da Vargem, foi oficialmente inaugurado no último sábado (28)
Por Munik Vieira
Com 35 metros de altura, o monumento é o segundo maior do mundo e o maior do Ocidente. A “Cerimônia da Abertura dos Olhos” (Kenji) teve a participação de autoridades, políticos e lideranças religiosas, como o abade do Mosteiro, monge Daiju Bitti.
- Grife capixaba nas passarelas do New York Fashion Week
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
A estátua fica na Praça Torii, na entrada do Mosteiro, que é uma referência mundial e o maior da América Latina. O monumento é um símbolo religioso que representa o Buda como um ser iluminado, sentado sobre uma flor de lótus como pedestal. Ao lado, há outras 15 estátuas meditativas de Buda, de 2,5 metros de altura cada.
Durante a solenidade, também foi realizada a inauguração da Escola de Cerâmica Kanzeon e o Bosque da Sabedoria, que ficam nas instalações do Mosteiro Zen Morro da Vargem.
Lançamento do livro Buddha

A programação teve ainda o lançamento do livro “Buddha”, que reúne o registro fotográfico do maior monumento do Buda no Ocidente.
A publicação reúne fotos do acervo do Mosteiro e também imagens produzidas pelos fotógrafos Vitor Nogueira e Hélio Filho, que acompanharam todo o processo de construção. Também foi autorizada a elaboração do projeto para obras da Praça Kanzeon no Mosteiro.
Mosteiro Zen Morro da Vargem
O mosteiro é o primeiro zen-budista da América Latina, localizado em Ibiraçu, Espírito Santo.
Fundado em 1974 pelo monge Ryotan Tokuda, o mosteiro, localizado a 350 metros de altitude, tem como trabalhos a formação de monges segundo as tradições orientais e a educação ambiental.
Endereço: BR 101, Km 217, s/n Zona Rural, Ibiraçu – ES