22.7 C
Vitória
sexta-feira, 17 maio, 2024

Brasileiros são impedidos de deixar a Faixa de Gaza

Grupo havia recebido permissão para deixar o local, mas foram retidos entre a Faixa de Gaza e o Egito.

Por Gustavo Costa

Um balde de água fria para um grupo de 34 brasileiros que esperava voltar ao seu país nos próximos dias. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou nesta sexta-feira (10) o fechamento da fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, antes que o grupo pudesse deixar a região.

- Continua após a publicidade -

Depois de mais de um mês do início do conflito entre israelenses e palestinos, os brasileiros tinham recebido autorização para retornar para casa. “Ontem, Eli Cohen (ministro das Relações Exteriores de Israel) me informou que eles estavam autorizados e que os nomes estavam em poder das autoridades na fronteira e que sairiam hoje de manhã, mas novamente não saíram – apesar de terem sido mobilizados até a região do posto de controle. Não puderam passar porque o posto de controle não foi aberto”, enfatizou Vieira. De acordo com ele, o governo brasileiro se mantém em conta com todas as partes envolvidas no conflito. “Esperamos que esses nomes sejam autorizados a cruzar a fronteira o mais rápido prazo possível”.

Seguindo o ministro, a saída é complexa porque a passagem de Rafah fica aberta durante algumas horas por dia e há um entendimento entre as partes que, em primeiro lugar, passam ambulâncias com feridos. “Só depois disso passam, então, os nacionais de outros países. Foi o que aconteceu hoje, ontem e até a quarta-feira, em que não houve passagem do lado da Faixa de Gaza para o Egito”, explicou o ministro. A informação é da Agência Brasil.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA