Único brasileiro de uma lista de 100, o Porto de Santos aparece apenas na 40ª colocação. Chineses possuem 7 dos 10 mais movimentados
Por Gustavo Costa
O Porto de Santos é o único representante brasileiro da lista feita pela Cem Portos 2023, uma classificação do jornal britânico Lloyd’s List com os portos mais movimentados do mundo.
Para se chegar ao resultado do ranking, é analisado o volume total de contêineres – ou Unidade equivalente a 20 Pés, tradução de Twenty-foot Equivalent Unit, ou simplesmente TEUs – que foram movimentados nos portos em 2022. Entre os 100 listados, o Porto de Santos, ficou na 40ª colocação, tendo movimentado 4,98 milhões de TEUs em 2022, um crescimento de 3,2% na comparação com o ano anterior.
Autênticos mestres dos mares, os chineses dominam o cenário de portos internacionais e o Top 10. Nada menos que 7 dos 10 mais movimentados do mundo estão no país asiático. Com 47,3 milhões de TEUs movimentados em 2022, o Porto de Shanghai, foi mais uma vez líder do ranking, repetindo o resultado dos 12 anos anteriores. Fecham o pódio o Porto de Singapura, com 37,3 milhões de TEUs movimentados; e Ningbo-Zhoushan, outro porto chinês, com 33,35 milhões de TEUs movimentados naquele ano.
Para o economista e membro do Conselho Regional de Economia do Espírito Santo (Corecon-ES) Ricardo Paixão, o resultado avassalador dos chineses é explicado pela logística bem estruturada, que leva a um custo reduzido e a mais competitividade internacional. “E como é uma das grandes importadoras também de matéria-prima e outros elementos, a China precisa estar preparada para receber esses produtos. Temos que olhar para a China como exemplo. Temos poucos portos, que operam com custos muito elevados e a gente perde grande parte da competitividade”, frisou.
Paixão lembra ainda de outro gargalo quando se fala de portos no Brasil: a dificuldade de escoar a produção. “Nossa matriz de transporte, muito por rodovias, tem um custo muito elevado, desperdício enorme. Quando a gente transporta, por exemplo, soja do Centro-Oeste para o Sudeste para poder escoar nos portos de Santos ou do Rio de Janeiro”, alertou.
Aprender para crescer
No ponto de vista do economista, o que fica após a divulgação de um levantamento como esse é uma lição para o governo brasileiro. “Estamos aí na posição de número 40, precisamos ter uma meta para reduzir isso. Estabelecer prazos para um grande programa de reestruturação logística, para que a gente possa sair dessa posição e realmente avançar, chegando pelo menos no top 10. Não pode ser uma ação isolada, mas sim algo coordenado”, falou ele.
Segundo Paixão, é preciso repensar a cadeia logística. “É algo que envolve transporte e também a reestruturação de portos de águas profundas para que a gente não tenha navios parados dias esperando pelo momento certo para poder escoar a produção. Precisamos de mais agilidade. Isso representa custo, e custo hoje em dia reflete diretamente no preço final do produto, que vai afetar toda a sociedade, todos os consumidores”, finalizou.
Portos mais movimentados do mundo:
1° – Porto de Xangai, China
2° – Porto de Singapura, Singapura
3º – Porto de Ningbo-Zhoushan, China
4º – Porto de Shenzhen, China
5º – Porto de Guangzhou, China
6º – Porto de Qingdao, China
7º – Porto de Busan, Coreia do Sul
8º – Porto de Tianjin, China
9º – Porto de Hong Kong, China
10º- Porto de Roterdã, Holanda
40º – Porto de Santos, Brasil