24.4 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Bolsonaro e Haddad decidirão eleições para presidente no segundo turno

Ciro Gomes (PDT) chega a 12,52% e Geraldo Alckmin (PSDB) marca 4,82%

Treze candidatos estavam na disputa ao cargo de Presidente da República neste domingo (07). E o resultado será um segundo turno entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), que será realizado em 28 de outubro.

Com 98,78% das urnas apuradas, Bolsonaro encabeçou a lista com 46,82% dos votos válidos. Em segundo lugar, chega Fernando Haddad (PT), com 28,58% dos votos, e em terceiro lugar aparece Ciro Gomes (PDT), com 12,51%.

- Continua após a publicidade -
Bolsonaro e Haddad decidirão eleições para presidente no segundo turno
Fernando Haddad durante a votação – Foto: Ricardo Stuckert

Geraldo Alckmin (PSDB) registrou 4,81% e João Amoêdo (Novo), 2,56%. Henrique Meirelles (MDB) teve1,21%, enquanto Cabo Daciolo (Patriota), 1,26%. A candidata da Rede, Marina Silva, teve 1%, Alvaro Dias (Podemos) apareceu com 0,82% e Guilherme Boulos com 0,58%.

Além disso, votos brancos 2,66%, nulos 6,12 e abstenções 20,32%. Cerca de 147 milhões de eleitores eram esperados nas urnas para escolher quem vai comandar o Brasil pelos próximos quatro anos. No total, 104.495.230 votos válidos, registrando 91,21%.

Após a divulgação dos resultados, Fernando Haddad fez um pronunciamento no qual disse que pretende unir forças para fazer o país crescer. “A oportunidade de um 2º turno, é uma oportunidade inestimável que o povo nos deu. Nós queremos unir os democratas do Brasil. Vamos com a força do argumento para defender o Brasil e seu povo”, disse.

Bolsonaro também fez um pronunciamento ao vivo em uma mídia social na qual afirmou que quer o melhor para o país. “Mergulharam o país na maior crise ética e econômica. Nosso país realmente está à beira do caos. Não podemos dar um passo à esquerda, tem que ser ao centro-direita. Vamos unir o nosso povo, pois unidos temos mais chances de ir a frente”, argumentou.

Bolsonaro e Haddad decidirão eleições para presidente no segundo turno
Bolsonaro comemora resultado do primeiro turno e diz que unirá o país se for eleito – Foto: Reprodução

A totalização dos votos é feita pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos Estados e as informações são depois encaminhadas para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é responsável pela apuração presidencial. Qualquer informação sobre a apuração pode ser encontrada no site do TSE.

Oposição

Após ser eliminada da disputa pela Presidência da República, Marina Silva também se pronunciou. “Independentemente de quem seja vitorioso, a Rede estará na oposição. A democracia é prejudicada tanto pelas ideias autoritárias quanto pela corrupção”, disse ela.

A candidata completou dizendo que seu partido decidirá coletivamente quem apoiará no segundo turno. Ciro Gomes (PDT), por sua vez, disse que se reunirá com a direção do partido para decidir a posição, mas foi taxativo ao dizer que não apoiará Bolsonaro (PSL). “Ele não”, afirmou Ciro.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA