22.1 C
Vitória
sábado, 25 maio, 2024

Binário Norte-Sul será inaugurado no sábado (20), na Serra

Com o binário, o trânsito de uma das vias mais importantes da Serra será reorganizado. Inauguração terá show de Preto no Branco

Por Otávio Gomes*

O Binário Norte-Sul será inaugurado no próximo sábado (20). A cerimônia da entrega oficial da obra será na Avenida Lourival Nunes, em Jardim Limoeiro, na altura do cerimonial Porto Bello, às 18h30. A banda Preto no Branco fará uma apresentação no local.

- Continua após a publicidade -

Iniciada em julho de 2022, a obra custou mais de R$ 100 milhões, investimento realizado pela prefeitura em conjunto com o Governo do Estado. Ao longo do processo, 41 ruas receberam recapeamento asfáltico, enquanto 19 quilômetros de vias passaram por obras de macrodrenagem. Essas medidas visam principalmente melhorar o escoamento da água, especialmente durante períodos chuvosos, proporcionando mais segurança e fluidez no trânsito local.

A implantação do sistema viário foi uma solução para desafogar o trânsito da Avenida Norte Sul, principal via de conexão entre os municípios de Serra e Vitória, que comporta um fluxo diário de mais de 20 mil pessoas. O principal impacto das obras no trânsito foi a transformação das ruas internas do bairro Jardim Limoeiro em vias de sentido único.

A mesma mudança foi implementada na avenida Norte Sul. Nela, haviam duas pistas, sentido Serra e Vitória, com duas faixas cada. Agora, o trânsito do sentido Vitória foi deslocado para a Av. Lourival Nunes, deixando a Norte Sul com as quatro pistas livres para a circulação exclusiva de veículos em direção ao bairro Laranjeiras. Já a Av. Lourival Nunes ficou com três faixas de circulação.

Para mais uma opção de deslocamento, a prefeitura ainda planeja a implantação de um sistema cicloviário em Jardim Limoeiro. O projeto consiste em interligar uma nova ciclovia do bairro à Av. Norte Sul, à BR-101 e ao Parque da Cidade. 

Estacionamento

Os estacionamentos na Av. Lourival Nunes também foram redistribuídos. Duas faixas estão disponíveis no caminho entre Hortifruti Limoeiro e a EDP; seguindo a via, há uma faixa na direita para estacionar e, a partir do Canguru, há cinco baias com vagas para parada de táxi e veículos de passeio.

Em uma segunda etapa, será construído um estacionamento onde, atualmente, se localiza o canteiro de obras do Sistema Viário Norte Sul, com 250 vagas.

*Estagiário sob supervisão de Erik Oakes

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA