A facilidade vai beneficiar todos os DUAs emitidos no site da Sefaz, principalmente os de recolhimento do ICMS
De forma rápida e prática, o contribuinte capixaba vai poder quitar o Documentos Únicos de Arrecadação (DUAs) de tributos estaduais via Pix. O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) passa a oferecer a solução nas guias da Secretaria da Fazenda (Sefaz), permitindo o pagamento de impostos de forma instantânea e segura, sem incidência de tarifas adicionais.
Desenvolvida pelo Banestes, chamada de “Pix na Arrecadação”, irá proporcionar ao contribuinte o pagamento dos tributos de forma segura e sem filas, a qualquer hora do dia, inclusive aos finais de semana ou em feriados, por meio da leitura do QR Code Pix.
A facilidade vai beneficiar todos os DUAs emitidos no site da Sefaz, principalmente os de recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O banco tem estimativa de que sejam emitidos cerca de 300 mil documentos com QRCode Pix por mês, somente para esse tipo de documento.
O Banestes já iniciou os processos para expandir a oferta da solução a outros produtos da Secretaria da Fazenda, como o DUA Detran, o DUA Habilitação e boletos da Junta Comercial, além de outros órgãos que realizam a arrecadação de receitas por meio do documento.
“A solução traz modernidade, flexibilidade e agilidade na arrecadação de impostos. Com o serviço, tanto o contribuinte quanto o Estado são beneficiados. Para o Banestes, reforça a importância do papel da instituição para facilitar o dia a dia da população capixaba”, ressalta o diretor de Meios de Pagamento e Distribuição de Investimentos, Marcos Vinicius Nunes Montes.
O contribuinte poderá escolher qualquer banco ou carteira digital para quitar o imposto. Já o Estado não terá mais necessidade de firmar convênio com várias instituições financeiras para receber o documento e conseguirá consultar o pagamento em tempo real.
Até o momento, o Banestes oferece a solução de tecnologia de arrecadação de impostos via Pix para mais de 70 prefeituras capixabas, alguns municípios paulistas e mineiros, além de diversas companhias de saneamento.
Com informações Governo Estado Espírito Santo