24.4 C
Vitória
sexta-feira, 24 DE janeiro DE 2025

Bancos capixabas têm nota elevada por agência de classificação

Solidez no modelo de negócios é a base para os bons resultados; economista analisa o momento

Por Anderson Neto

Boa notícia para dois bancos do Espírito Santo. A Fitch Ratings reavaliou a nota de desempenho do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), conferindo nota AAA(bra) no ranking de perspectiva nacional de longo prazo. Já o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) foi de AA-(bra) para AA+(bra), com perspectiva estável.

Segundo o relatório publicado pela Fitch Ratings, a revisão do rating foi impactada pelas mudanças na escala nacional e nas classificações de rating soberano do País. O relatório ainda destaca a melhora dos fundamentos das instituições financeiras em relação aos emissores locais de outros setores.

De acordo com o economista e ex-conselheiro do Conselho Regional de Economia (Corecon-ES), Heldo Siqueira, a avaliação dessas agências é de se comemorar.

- Publicidade -

“O resultado reflete a perspectiva da agência sobre a capacidade das instituições de gerir seus ativos. Nesse sentido, significa que as instituições melhoraram sua capacidade financeira e ao mesmo tempo se tornaram investimentos mais seguros. O fato de outras instituições estaduais, Banrisul (RS) e Banese (SE) também terem suas notas elevadas pode indicar uma melhora da economia brasileira como um todo”, avaliou Heldo.

Para o diretor de Administração e Finanças do Bandes, Sávio Bertochi Caçador, a avaliação da Fitch Ratings reforça o bom desempenho do Bandes em captar e direcionar recursos de qualidade. Ele também destaca os processos eficientes de melhorias de processos conduzidos pela instituição de fomento.

“Somos uma instituição sólida no setor produtivo do Espírito Santo, que tem atuado ainda mais próxima das demandas dos setores estratégicos. Essa classificação de risco abre várias portas para que o banco continue com o seu compromisso de transformar a realidade capixaba”, salientou Caçador.

O diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, ressaltou que o bom desempenho da instituição está ligado à adequação das estratégias adotadas no período.

“Temos direcionado nossas ações à adequação da política e dos processos de concessão de crédito neste novo cenário econômico, buscando maior qualidade e efetividade das garantias adquiridas nas novas concessões, além do aprimoramento dos processos de reestruturação de ativos e de recuperação de créditos”, afirmou.

O Banestes tem seu rating avaliado pela Fitch Ratings desde 2014. O rating teve recorrentes mudanças de perspectivas até 2022, quando o banco recebeu a elevação de rating para AA-(bra), refletindo a visão da Fitch de que o Banestes tem sólida estrutura para superar desafios relacionados à demanda de crédito, como foi o período de 2020 a 2022.

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo tem sido classificado pelo rating em escala nacional desde 2020. O documento da agência classificadora destacou ainda a melhora contínua do desempenho do banco capixaba observada no último triênio, de 2020 a 2022.

Desde o início das avaliações, o banco se manteve em classificação estável e sólida, mantendo a nota AA+(bra) por três anos consecutivos. Desta vez, a elevação da nota à posição AAA+(bra) valida o bom desempenho das estratégias e programas do Bandes no cenário capixaba.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA