22.9 C
Vitória
segunda-feira, 13 maio, 2024

Bailarina Lenira Borges morre aos 100 anos

A artista foi referência do balé no Espírito Santo e responsável pela formação de grandes nomes da dança

A bailarina, Lenira Borges, pioneira no ensino da dança clássica em Vitória, morreu aos 100 anos de idade nesta segunda-feira (28). O falecimento foi informado através da rede social do estúdio de dança que leva o seu nome. 

O Governador Renato Casagrande lamentou a morte da artista e prestou homenagem dizendo: “Recebo com muito pesar a notícia da morte bailarina Lenira Borges. Seu talento e paixão pela dança encantaram gerações, deixando uma grande marca. Suas performances continuarão a inspirar. Meus sentimentos a sua família e amigos Descanse em paz, Lenira”.

- Continua após a publicidade -

Trajetória 

Lenira veio para Vitória em 1961, quando fundou a atual Academia Lenira Borges – Ballet Studio, onde formou grandes nomes da dança capixaba e bailarinos que dançam em grandes companhias do Brasil. 
 
Após tantos anos de trabalho dedicado à dança e ao engrandecimento da cultura capixaba, Lenira Borges recebeu vários títulos. O de cidadã vitoriense, em 1987; o de cidadã espírito-santense, em 1989; a medalha de mérito artístico de dança – CBDD; diploma de personalidade feminina capixaba da AFESL; e o título de honra ao mérito pelo Dia Internacional da Mulher, concedido pela Câmara Municipal de Vitória. Em 2002 foi a grande homenageada no V Festival Nacional de Monólogos, da Secretaria de Cultura de Vitória. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA