27.7 C
Vitória
domingo, 8 DE dezembro DE 2024

Associação criminosa fraudava exames de renovação e testes para CNH no Sul do ES

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) cumpre, nesta sexta-feira (15), quatro mandados de prisão temporada e 22 mandados de busca e apreensão contra uma suposta associação criminosa em Cachoeiro de Itapemirim

Por Munik Vieira

A operação, identificada como ‘Teste Falso’, investiga fraudes em testes toxicológicos, de saúde e psicológicos; fraudes em processos de renovação de CNH e obtenção de primeira habilitação; fraudes em cursos de especialização e reciclagem de motoristas; fraudes em transferência e vistoria de veículos; corrupção ativa e passiva e, organização criminosa.

Entenda

O Ministério Público do ES recebeu a denúncia de que pessoas estariam fraudando o resultado de exames toxicológicos para obtenção de resultados negativos ao consumo de substâncias entorpecentes, uma vez que esses exames são essenciais à obtenção e renovação de CNH.

A notícia dava conta da participação de pessoas que agiam como uma espécie de despachante, de funcionários e donos de clínicas credenciadas pelo Detran para o processo de renovação de CNH e de funcionários e donos de laboratórios e postos credenciados para a coleta do material biológico. O material biológico efetivamente levado à exame não era da pessoa interessada em renovar ou mudar de categoria na CNH e sim de terceiros, cuja análise não resultaria em reprovação pelo consumo de substâncias ilegais.

- Publicidade -

Iniciadas as investigações, além das fraudes nos exames toxicológicos foi possível identificar outras fraudes praticadas por essas pessoas, todas relacionadas a processos envolvendo Carteira Nacional de Habilitação e registro e transferência de veículos.

Operação ‘Teste Falso’

Associação criminosa fraudava exames de renovação e testes para CNH no Sul do ES
Cabelos de terceiros eram utilizados para realização dos exames toxicológicos. Foto: Divulgação MPES

Foram expedidos quatro mandados de prisão temporária e 22 mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos pelo Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, com apoio de policiais militares do 9º BPM. Foram também aplicadas medidas cautelares diversas da prisão.

A 4ª Vara Criminal da Justiça Estadual de Cachoeiro de Itapemirim foi quem deferiu as medidas.

Buscas por elementos de prova e diligência para cumprimento dos mandados de prisão estão sendo efetuadas nas residências e endereços comercial e de trabalho dos investigados.

Participam da operação promotores de Justiça do Gaeco-Sul e policiais militares do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e do 9º BPM.

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Sul), conta com o apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e de policiais militares do 9º Batalhão de Polícia Militar em Cachoeiro de Itapemirim.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 224

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA