20.9 C
Vitória
terça-feira, 7 maio, 2024

Associação de empresários cobra mais investimentos para Vila Velha

Reunião na Assevila discutiu a reforma tributária e obras estruturantes para a cidade canela verde

Por Kebim Tamanini

A reforma tributária e obras estruturantes foram o norte da reunião da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila) com os secretários de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, da procuradora-geral de Justiça do Estado, Luciana Andrade, do diretor da Multilift, Luiz Fernando Vilella, e do presidente da Ambiental/AEGEA, Justino Brunelli durante o XVI Café Empresarial da entidade.

- Continua após a publicidade -

No evento, realizado no Hub+ Conecta Vila Velha, no Shopping Praia da Costa, o setor empresarial canela verde cobrou obras e projetos que pudessem tornar o município mais competitivo no cenário nacional. A Assevila vem construindo uma agenda sólida com especialistas em planejamento, economistas, lideranças setoriais e comunitárias, visando a desenvolver ainda mais a cidade. A ideia do grupo é um programa integrado de desenvolvimento que seja norteador de ações em diversas frentes para o crescimento econômico e, consequentemente, a melhoria na qualidade de vida de todos os seus moradores.

A preocupação dos empresários vem sendo impulsionada pelo contexto econômico e político atual do país. Segundo o presidente da entidade, Marco Túlio Ribeiro Fialho, a sociedade sabe que a reforma tributária vai impactar diretamente na arrecadação do Espírito Santo e demais estados. “Temos dez anos de garantia dos incentivos para potencializarmos o desenvolvimento para Vila Velha. Obras de infraestrutura e melhorias na parte logística são fundamentais”, esclareceu.

Fialho disse ainda que é desafiador estabelecer projetos de desenvolvimento a longo prazo que não sejam interrompidos a cada quatro ou oito anos, tempo que duram os mandatos do Poder Executivo conforme a legislação brasileira. Ele ainda afirma que o diálogo e cooperação entre sociedade, setor produtivo e gestão pública é a ferramenta essencial para qualquer município que deseje sonhar com um futuro promissor.

A Assevila sustenta que atividades como a portuária e de logística estão em franca expansão no município, após a privatização da Codesa, e que, no entanto, precisa de mais investimentos no município, que atualmente ocupa a terceira colocação na contribuição do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba, atrás de Vitória e Serra.

O Plano Diretor Municipal, Lei de Regulamentação Fundiária, Lei de Posturas, Código Municipal do Meio Ambiente e Código Tributário Municipal, são bandeiras defendidas pelos associados da Assevila com a ideia de promover a desburocratização municipal e, ao mesmo tempo, favorecer o setor empresarial. O grupo pleiteia que a cidade de Vila Velha tenha um ambiente de negócios mais simplificados, para que o município possa cativar novos empreendimentos, que por vezes, perdem na competitividade com outras cidades do Espírito Santo.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA