21 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Armazéns do Porto em Vitória recebem reforma e podem ser espaços multiuso

Apesar do anúncio da obra não especificar a sua utilização, Governador Casagrande pede que local abrigue atividades culturais

Anderson Neto

Em solenidade que contou com autoridades, incluindo o prefeito da Capital, Lorenzo Pasolini e o Governador do Estado, Renato Casagrande, foram iniciadas simbolicamente nesta quarta-feira (09) as obras de reforma dos armazéns da área portuária de Vitória. Cada um possui cerca de 2 mil metros quadrados, que devem ser transformados em espaços multifuncionais, de acordo com o diretor-presidente da Vports, Ilson Hulle.

- Continua após a publicidade -

As obras foram iniciadas na primeira semana de agosto. A reforma englobará etapas de recuperação estrutural, tratamento de patologias do concreto, infiltrações e reforma das estruturas. A primeira etapa contempla o reforço estrutural dos armazéns e prédios.

O projeto faz parte das obrigações do caderno de encargos da concessionária, que investirá aproximadamente R$ 130 milhões em infraestrutura e superestrutura portuária.

“Além de ser uma parte importante do porto que, pelas condições estruturais, não pode ser utilizada, o conjunto dos cinco armazéns tem uma importância social e histórica significativa para a comunidade de Vitória. O projeto reafirma nosso compromisso em apoiar a revitalização do centro de Vitória com a melhoria da ambiência da região, garantindo a integração entre a cidade e o porto”, aposta Ilson Hulle.

A primeira fase do projeto contempla limpeza e tratamento de fachadas, além do reforço estrutural. A cor será escolhida em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, retratando as cores originais dos armazéns à época de sua construção.

As estruturas dos armazéns foram construídas nas décadas 40 e 50, o que remete ao século passado devido à arquitetura singular, que foi parcialmente mantida ao longo dos anos.

Destino

A equipe da VPorts está em fase de estudos para definir a finalidade dos armazéns, após a conclusão das obras, prevista para maio de 2024. Apesar da destinação não estar definida, o governador Renato Casagrande, que participou da pintura simbólica dos armazéns ao lado de autoridades, demonstrou o desejo de que o local abrigue atividades ligadas à cultura.

“Naturalmente, a Vports terá oportunidade de utilizar parte desse equipamento para atividade econômica, de porto, mas no debate da utilização, poderemos também ter uma destinação cultural. Então, é um debate que nós vamos fazer aqui com a Vports para a gente poder dar à população do Estado”, esclareceu o governador.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA