24.4 C
Vitória
quarta-feira, 24 DE julho DE 2024

Aracruz ganha 1ª Zona de Processamento de Exportação privada do país

Caracterizado como uma área de livre comércio com o exterior, ZPE Aracruz va oferecer benefícios da Sudene para empresas que se instalarem no local

Por Ludmila de Azevedo

Não é novidade que as grandes empresas já consolidadas em Aracruz  estão expandindo suas atividades. Com o aporte bilionário de investimentos privados, chegando a R$ 5,6 bilhões, companhias como Suzano, Portocel e Imetame impulsionam ainda mais a economia da cidade. Uma das novidades com a chegada do capital é que Aracruz terá uma Zona de Processamento e Exportação (ZPE).

- Continua após a publicidade -

A Zona de Processamento e Exportação (ZPE) Aracruz é a primeira ZPE privada do Brasil, com autorização para operar no município. A administração será do Grupo Imetame, garantindo a sinergia com o Complexo Logístico que a empresa está construindo.

Uma ZPE é um distrito industrial destinado à instalação de empresas que produzem bens e serviços que serão comercializados fora do país. Os empreendimentos que se fixarem ali terão vantagens tributárias, cambiais e administrativas, além de outros benefícios exclusivos para o custeio de suas operações (OPEX) quanto também para os investimentos realizados visando à sua instalação (CAPEX).

Além disso, as empresas poderão usufruir dos benefícios da Sudene, com redução de até 75% no Imposto de Renda e acesso a linhas de financiamento do Banco do Nordeste.

“Estamos desenvolvendo o projeto de engenharia da ZPE. A Imetame adquiriu uma nova área de um milhão de metros quadrados para a instalação e, concluído o projeto, a ZPE entra em fase de licenciamento para depois iniciarmos a construção. Nossa expectativa é que as primeiras indústrias comecem a se instalar ali no início de 2026”, estimou Anderson Carvalho.

Com área de 500 mil m² disponíveis para investimentos, a ZPE Aracruz tem localização estratégica, estando apenas a 15,5 km de distância do Terminal Portuário da Imetame Logística Porto, com ligação rodoviáriadireta com a ES-257 e próximo de diversas outras rodovias, incluindo a ES-010, ES-445 e BR-101 e a aproximadamente 70 km do aeroporto de Vitória.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA