21.6 C
Vitória
segunda-feira, 15 DE julho DE 2024

Aquaviário: barco de dois andares deve chegar em julho

Ideia inicial é reforçar a linha que liga os terminais de Vitória e Vila Velha

Por Kebim Tamanini

O sistema aquaviário do Espírito Santo está prestes a receber um reforço significativo em sua frota. Anunciada em abril, uma nova embarcação de dois andares está em fase final de construção em Ilhéus, na Bahia, e deve chegar ao estado em julho. De acordo com a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), este é o quarto barco a integrar o sistema, prometendo trazer mais conforto e eficiência ao transporte aquaviário.

- Continua após a publicidade -

Em nota, a Semobi afirmou que “o quarto barco do Aquaviário deve chegar em breve ao Espírito Santo. A nova embarcação está na fase final de construção, com previsão para o mês de julho”.

O novo barco, batizado de “Morro do Moreno” em homenagem ao icônico ponto turístico de Vila Velha, foi projetado para melhorar a ligação entre os terminais de Vitória e Vila Velha, reduzindo o tempo de viagem para cerca de seis minutos.

O “Morro do Moreno”, que terá dois andares, será equipado com ar-condicionado, banheiro, espaço para bicicletas e acessibilidade para pessoas com deficiência. Além disso, contará com Wi-Fi a bordo, proporcionando aos passageiros uma experiência de viagem mais confortável e conectada.

Governo está analisando a viabilidade para a construção de terminais próximos à Rodoviária da capital, no antigo ponto do Dom Bosco, e em outras áreas
Secretaria Estadual está analisando pontos estratégicos para aumentar a oferta do modal. Foto: Reprodução

Expansão do modal

Além do novo barco, há planos ambiciosos para a expansão das estações do sistema aquaviário. Há um mês, a Semobi divulgou a intenção de aumentar a quantidade de estações para melhor atender à população. Em estudo está a implementação de uma estação no Porto de Vitória, que integraria os armazéns revitalizados à dinâmica urbana da cidade, facilitando o acesso da população a essa área em transformação.

Outros locais estão sendo analisados para novas estações, incluindo áreas próximas à Rodoviária de Vitória, especificamente no antigo ponto do Dom Bosco. As cidades de Vila Velha e Cariacica também estão sendo consideradas para futuras estações, embora os locais específicos ainda não tenham sido divulgados.

Consultada sobre os planos de expansão, a Semobi confirmou que está em fase de projeto, realizando análises de viabilidade, demanda e orçamentos. Contudo, a pasta informou que ainda não há previsão para o início das obras. “Estamos em fase de projeto, com análises de viabilidade, demanda e orçamentos”, declarou a pasta.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA