24.9 C
Vitória
quarta-feira, 1 dezembro, 2021

Aniversário de Vitória: confira a agenda cultural para comemoração dos 470 anos

Vitória, Vitorinha, Vitoríssima, Cidade Presépio, Ilha do Mel, Vix… São vários os apelidos carinhosos da capital capixaba que no próximo dia 8 de setembro completa 470 anos de história

Por Munik Vieira

Vitória completa 470 anos. Foto: Divulgação

Em comemoração ao dia, a Prefeitura de Vitória divulgou toda a programação de cultura e arte para o mês de setembro.

A programação possui uma agenda eclética com atrações que incluem desde apresentações de números de dança em faixas de pedestres e ensaios de teatro a céu aberto, até apresentações on-line com música e contação de histórias.

A primeira semana será de música, dança e muita comida. Abrindo a programação está a ação “Presente para a capital Vitória”, já na próxima quinta-feira (2), às 15 horas. A atividade trata consiste na apresentação de dois números de dança com a participação dos alunos da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi). A intervenção artística acontece na Escadaria São Diogo, no Centro da Cidade.

Mariscada

Ilha das Caieiras é um dos pontos turísticos de Vitória
O Polo Gastronômico da Ilha das Caieiras oferece um vasto cardápio de frutos do mar. Foto: Reprodução

Ponto alto da agenda cultural especial de Vitória, terá o tradicional “Festival de Mariscada da Ilha das Caieiras” começa na próxima sexta-feira (03) e vai até domingo (05).

A trilha sonora do Festival será bem diversificada. Começa com a bateria da escola de samba Novo Império, no primeiro dia de evento, sexta-feira (3), a partir das 17 horas, e prossegue com as apresentações das bandas “Movimento”, sábado (4), às 12 horas, e a dupla “Edson Mineiro e Goiano” no domingo (5) às 12 horas.

Artesanato

Durante todo o Festival, o Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel Passos Lyrio”, estará aberto de 09 às 17 horas com a exposição “Identidade Diversidade”.

Do lado de fora do museu, alunas do Circuito Cultural de Vitória expõem seus trabalhos de artesanato. “Nosso objetivo é a promoção da cultura e valorização da produção feita por membros da comunidade”, explica o coordenador do museu Rômullo Souza.

Mercado do Vinil

Também no próximo final de semana, dias 04 e 05, de 14 às 19 horas, o morador poderá visitar o Mercado do Vinil 2021, que acontece na Casa Porto das Artes Plásticas.

O evento que é uma manifestação cultural e incentiva o livre comércio de discos Long Playing (LP), os conhecidos “bolachões”, conta com a exposição de colecionadores, amantes da música e o público em geral.

Crianças

O público infantil não ficou de fora da programação da celebração do aniversário de Vitória. No sábado (04), os pequenos irão poder participar de uma visitação guiada no Museu Capixaba do Negro (Mucane), especialmente voltada para crianças entre 05 e 11 anos. O agendamento prévio é necessário e pode ser feito por meio do e-mail [email protected]

O grande dia

Se o mês está repleto de ações culturais de peso, o dia do aniversário, quarta-feira (8), não poderia ser diferente.

As manifestações artísticas começam logo pela manhã, de modo virtual, às 09 horas no YouTube da Prefeitura de Vitória, com a atividade “Contação de Histórias”, do projeto “Viagem pela Literatura” realizado pela Biblioteca Municipal.

Jeanine Pacheco, Eliana Zandonade, Marcela Mendonça e Andrea Espíndula, homenageiam o aniversário da capital por meio da narração de histórias como, “A tristeza do urubu”, conto baseado no livro “Tipos populares de Vitória” do escritor Elmo Elton; “O Penedo”, lenda capixaba de Maria Stella de Novaes; “O tesouro da pedra dos olhos”, reconto da lenda; “A pedra dos olhos”, de Adelpho Poli Monjardim e “O relógio da Praça Oito”, lenda capixaba, do livro da escritora Andrea Espíndula.

Centro

A seguir, de modo presencial, às 10 horas, acontece a abertura da exposição fotográfica “Vitória 470” na Casa Porto das Artes Plásticas no Centro da cidade.

Memórias, fotografias e documentos importantes contarão a longa história da cidade. O material pertence ao Arquivo Público Municipal mantido pela Prefeitura.

A mostra começa no dia 08 e permanece no local até o fim do mês. O horário de funcionamento será de 10 às 18h30 de segunda a sexta e aos sábados de 10 às 14 horas.

Não é necessário agendamento prévio, porém, o número de visitantes é controlado e todos os protocolos da vigilância sanitária pertinentes a prevenção e ao combate ao Coronavírus são rigorosamente adotados.

Ilha das Caieiras

O almoço de aniversário é na Ilha das Caieiras e será embalado pelo som das bandas Brasil Pandeiro e Forrofiá a partir do meio dia.

Na parte da tarde, das 15h30 às 17h30, também na Ilha, na praça ao lado do Museu Manoel Passos Lyrio, o público participa do workshop de Hip Hop Dance e assiste a apresentação dos alunos do Circuito Cultural de Vitória.

No conforto de casa

Catedral Metropolitana de Vitória – Foto Diego Alves

As celebrações de 470 anos de Vitória encerram com programação on-line. Um dos cenários mais icônicos da cidade, a Catedral de Vitória, será palco da live de Ana Paula Franchini & Banda às 19 horas. O show ao vivo será transmitido pelo endereço Catedral de Vitória.

Logo após a live na Catedral o público de casa poderá conferir duas apresentações musicais. Às 21h30 Wanderson Lopez transmite em seu Instagram um pocket show com o melhor da Música Pupolar Brasileira (MPB) e às 22h30, Raphael Morais, também no seu Instagram, fecha a programação ao som de muito Pop Rock Nacional e Internacional.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade