20.6 C
Vitória
sábado, 19 junho, 2021

Anchieta vira capital do Espírito Santo por um dia

Somente hoje (09), a capital do Espírito Santo vai deixar de ser Vitória e passará a ser Anchieta, no Sul do Estado.

Por Munik Vieira

Isso porque nesta quarta-feira (09) é comemorado o Dia Nacional de São José de Anchieta. Para comemorar a data, o governador Renato Casagrande faz uma visita ao município e transfere a capital de forma simbólica.

A solenidade será realizada às 10h30 no Santuário Nacional de São José de Anchieta, no centro da cidade. O evento será fechado para alguns convidados, com o objetivo evitar aglomeração e o contágio da covid-19.

As autoridades e convidados serão recepcionadas por apresentação cultural e, após a solenidade, irão conhecer as obras de restauração que estão ocorrendo no Santuário. Na sequência, será inaugurado o Centro de Educação Municipal Tom & Jerry, em Iriri.

São José de Anchieta

São José de Anchieta. Foto: reprodução

São José de Anchieta morreu aos 63 anos, na aldeia de Reritiba, fundada por ele no litoral sul do Espírito Santo. Mais tarde, a aldeia tornou-se cidade e foi honrada com o nome do santo. Hoje, Igreja de Nossa Senhora da Assunção, construída pelo apóstolo do Brasil juntamente com os índios, passou a integrar o Santuário Nacional de São José de Anchieta, um conjunto arquitetônico do período colonial do Brasil que reúne também a praça da Matriz e o Museu São José de Anchieta.

O santuário foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1943, reconhecendo a relevante importância do monumento para a Memória Nacional.

Com a canonização de São José de Anchieta, em 2014, o Santuário ganhou mais atenção de todos. Todos os dias, especialmente no dia 9 de junho, milhares de pessoas recorrem ao local para celebrar a memória do Padroeiro e Apóstolo do Brasil.

Em 2015, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou Santuário Nacional o quarto onde o santo faleceu e nomeou São José de Anchieta padroeiro da nação brasileira.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade