21.6 C
Vitória
domingo, 14 DE julho DE 2024

Ações sustentáveis do setor de rochas em evento de ESG 

Reuso de água, energia solar, reciclagem e responsabilidade social vão ser apresentados pelas entidades durante o Sustentabilidade Brasil

Por Redação

Um dos principais destaques das iniciativas sustentáveis do setor de rochas naturais é o reuso de água. Mais de 95% da água utilizada no processo produtivo é reaproveitada, graças a um eficiente sistema de circuito fechado. Essa e outras ações estão sendo expostas no Sustentabilidade Brasil, conferência de sustentabilidade e ESG do país, que acontece nesta semana no Pavilhão de Carapina, na Serra.

- Continua após a publicidade -

O evento deve reunir cerca de 30 mil pessoas para discutir e promover práticas sustentáveis em diversas áreas. Centrorochas, Rochativa e Sindirochas também vão mostrar que muitas empresas já implementaram projetos de autogeração de energia solar, além de adquirirem energia no mercado livre, proveniente de fontes 100% renováveis. Esta transição para energias limpas reduz a pegada de carbono do setor e promove a sustentabilidade energética.

Outra iniciativa inovadora é a utilização de pó de mármore como insumo na produção de pelotas de minério de ferro. Este processo reduz a quantidade de resíduos e promove a economia circular, ao transformar subprodutos em materiais valiosos para outras indústrias.

Fibro

O Fino do Beneficiamento de Rochas Ornamentais (FiBRO) é um subproduto do beneficiamento de rochas que é transformado em matéria-prima para diversos produtos. Esta prática diminui o descarte de resíduos e ainda fomenta a inovação ao encontrar novos usos para os materiais resultantes do processo produtivo.

Reciclagem 

A pedra natural é um material que pode ser facilmente reciclado, mesmo após longos períodos de uso. O setor tem potencial de aproveitamento de 100% dos materiais, seja através da rochagem, remineralização, ou uso em pavimentação e construção civil. Resíduos rochosos são reaproveitados na agricultura para o enriquecimento do solo, e subprodutos são utilizados como matéria-prima em materiais de construção civil e urbanismo.

Correspondendo ao “S” da sigla ESG (Environmental, Social, and Governance), a Associação de Atividades Sociais do Setor de Rochas Ornamentais do Espírito Santo (Rochativa) representa a vertente social do segmento. Fundada há 17 anos, a entidade é uma iniciativa que une empresas de rochas naturais em projetos sociais, beneficiando mais de 15 mil crianças e adolescentes com programas de cultura, esporte e saúde. Este trabalho é realizado com o apoio de mais de 130 empresas e 30 embaixadores, distribuídos nas regiões Sul, Metropolitana e Norte do Espírito Santo.

A Rochativa mantém projetos como balé, capoeira, jiu-jitsu e musicalização, além de oferecer atendimentos psicológicos e odontológicos. Para celebrar suas conquistas, a Camerata Rochativa fará uma apresentação especial nesta terça-feira (25), ao meio-dia, na Praça de Alimentação da feira Sustentabilidade Brasil.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA