25.5 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Ações do Governo do ES são destaque no Amazonas

Ações do Governo do ES são destaque no AmazonasO Espírito Santo está sendo reconhecido pelas ações para implantar o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), que tem como um dos principais objetivos melhorar a comunicação entre órgãos públicos e a qualidade dos serviços prestados à população.

As iniciativas foram destacadas na Assembleia Legislativa do Amazonas durante audiência pública, realizada no final de março e que abordou a integração do Amazonas ao PNBL. No evento, o diretor de Engenharia e Operações da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), Eduardo Grizendi, mencionou o decreto do governador Renato Casagrande que determina a inclusão de dutos para instalação de fibra óptica em todas as obras do Governo do Estado.

- Continua após a publicidade -

“É uma inovação que merece ser elogiada. Nem o Governo Federal tem esse tipo de iniciativa. Na minha avaliação, outros Estados também podem adotar esse tipo de medida, que poderá contribuir para a expansão do Programa Nacional de Banda Larga em todo o País”, enfatiza.

Integração

A RNP, a Telebras, o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espirito Santo (Prodest) e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) estão atuando para a implantação do PNBL no Estado. Neste semestre, está prevista a integração da Rede Metro.ES/Metrovix, que atende a mais de 40 órgãos estaduais com fibra óptica em Vitória, com a rede nacional da Telebras.

Em fevereiro, o Prodest assinou termo de cooperação técnica com a Rede Nacional de Pesquisa. O acordo prioriza o compartilhamento de redes de fibra óptica, o que vai reduzir os custos para a construção de uma infraestrutura que permita o acesso à Internet de alta velocidade aos órgãos públicos no Estado.

A parceria entre o Prodest e a RNP terá uma duração de cinco anos e prevê ações voltadas para a pesquisa e desenvolvimento tecnológico de redes e o intercâmbio de informações. A iniciativa também é importante para a expansão do Programa ES Digital, que irá possibilitar a implantação de uma rede de fibra óptica para atender a todos os órgãos estaduais.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA