Aberto agendamento para vacina bivalente

0
702
Prefeituras abrem agendamento para vacina bivalente
Prefeituras abrem agendamento para vacina bivalente. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Prefeituras abrem agendamento e eventos de vacinação

Por Rafael Goulart

Capixabas com mais de 60 anos ou imunocomprometidos que já tomaram uma dose de qualquer vacina contra Covid-19 podem agendar a imunização com a vacina bivalente para esse final de semana.

- Continua após a publicidade -

Para os moradores da Serra, o agendamento abre nesta quinta-feira (9), a partir das 18h e pode ser feito no site da Prefeitura, mas também haverá vacinação sem agendamento entre 9h e 17h de sábado (11), em Colina de Laranjeiras e de 8 às 16h nas Unidades de Saúde de Feu Rosa, Jacaraípe, Novo Horizonte, Serra Dourada, Serra Sede e de Nova Almeida. No domingo (12), a vacinação vai acontecer das 10h às 17 horas, no Montserrat.

Em Vila Velha serão mais de 10 mil vagas e o agendamento abre às 15h da sexta (10) e os horários são para a semana seguinte, de segunda (13) a sexta (17). Também tem opção de se imunizar sem agendamento no sábado, no Boulevard Shopping, das 11h às 18h, e nas Unidades de Saúde de Coqueiral de Itaparica e Terra Vermelha entre 9h e 16h.

Em Cariacica vacinação é realizada por agendamento no site para os horários de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde: Itapemirim (segunda), Jardim América (terça), São João Batista (quarta), Jardim Botânico (quinta) e Novo Brasil (sexta). Aos sábados e domingos acontece no Shopping Moxuara.

Vacina segura

Ao contrário do que diz muitos textos que circulam na internet, a segurança da nova vacina bivalente da Pfizer foi atestada pelas maiores autoridades do mundo. Nos EUA, dos 22 milhões de pessoas já vacinadas com a bivalente, apenas cinco apresentaram miocardite e quatro pericardite.

Esses dois quadros são efeitos adversos muito raros que eram previstos de acontecer em um mínima parcela dos imunizados. A proporção de pessoas que apresentaram essas reações graves nos EUA foi de 0,0000025% do total de vacinados, um risco muito menor do que os oferecidos pela Covid-19.

“A vacina bivalente como o nome já diz, consegue combater as variantes do vírus. Ela protege contra a cepa original do Coronavírus e das subvariante, como a Ômicron”, explica a médica pneumologista, Jessica Polese.

“Para os grupos de risco e idosos, é imprescindível a vacinação, para proteger das mutações dos vírus, afinal o período grave da pandemia acabou, mas a Covid não”, alerta a médica.