28.8 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

A vacina chegou, mas os cuidados precisam continuar

Mesmo sem festas, feriado de Carnaval vem aí e muitos vão aproveitar para passear

Especialista alerta que as pessoas precisam continuar tomando todos os cuidados e sugere fazer os exames antes e após retorno da viagem. Segundo o coordenador geral do Teste Covid Capixaba, Edson Mezadri Vieira, que realiza exames para detecção do COVID-19 em sistema drive thru em parceria com o Laboratório Marcos Daniel no antigo aeroporto de Vitória, mesmo com eventos cancelados por todo Brasil, há quem vai aproveitar para viajar e turistar por aí, seja pelo Brasil ou exterior. E ele alerta para as pessoas continuarem se cuidando, afinal a vacina chegou, mas até ser realidade para todos vai demorar.

“Manter todos os cuidados se faz essencial para a própria proteção e dos outros. Então antes de viajar para qualquer lugar, faça o exame para saber se está negativado do vírus, e assim poder passear em segurança. Inclusive, quem for para o exterior, que precisa apresentar o PCR negativo, pode agendar o exame dentro do prazo solicitado pelas companhias áreas e não correr o risco de ser barrado. E não esqueçam: quando retornar de viagem, mesmo sem sintomas, refaça o exame para poder retomar a rotina”, orienta.

- Continua após a publicidade -

O coordenador do Teste Covid Capixaba ainda orienta: “ao sinal de qualquer sintoma, não deixe de procurar o médico e realizar o exame para ter certeza. E enquanto há essa possibilidade do risco, mantenha distância das pessoas e redobre os cuidados. É nesse início o maior perigo de contágio, pois enquanto a pessoa não tem a certeza do resultado do exame, ela continua convivendo com as pessoas e muitas vezes sem cuidado algum. Esse comportamento está errado. Seja consciente, proteja a si e aos outros”, complementa ele.

Quais testes fazer?

Para detectar o COVID, segundo o coordenador geral do Teste Covid Capixaba, Edson Mezadri Vieira, a pessoa pode escolher entre diferentes testes, desde o Teste do Dedinho, tecnologia hoje eficaz, que sai em 15 minutos, e que mostra a presença de IgG e IgM. Outra opção é o Teste Rápido de sangue que faz a detecção qualitativa de anticorpos IgG e IgM, no qual o resultado sai em 6 horas.

Há também o Teste sorológico IgG e IgM, exame de sangue para a detecção quantitativa de anticorpos IgG e IgM, que possui alta precisão com análise completa do sangue. Resultado entre 2 e 3 dias. E outra opção do exame é o PCR, indicado para pessoas a partir do 3º dia de sintomas, ou que vão viajar para o exterior e precisam apresentar o teste negativo. Este sai o resultado em um dia útil e a análise é feita com amostras da secreção coletadas do nariz e garganta e seu resultado mostra o vírus ativo ou não no corpo com mais precisão.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA