22.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Comitiva da China visita Vila Velha

Comitiva da China visita Vila VelhaUma comitiva formada por 20 jornalistas chineses, quatro representantes do governo da República Popular da China e seis jornalistas e pesquisadores de outros estados brasileiros estiveram em Vila Velha nesta quinta-feira (13), às 12 horas, e conheceram de perto todo o potencial econômico e turístico do município. Mais que um simples gesto de cortesia, a visita tem caráter diplomático e oficial, uma vez que em outubro do ano passado o prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, esteve na China e assinou um acordo de cooperação técnica, comercial, política e cultural com a província de Qingdao, visando à realização de novos negócios, investimentos e parcerias entre os dois países.

Entre as autoridades do Governo Chinês que marcaram presença na visita à cidade de Vila Velha estão o Embaixador da China no Brasil, Qiu-Xiaoqi; o Vice-Ministro da Indústria e Tecnologia da Informação, Mi Bohua; o Adido de Imprensa da Embaixada da China no Brasil, Pan Ningtao e o Cônsul Geral da China no Rio de Janeiro, Li Baojun. Já entre os jornalistas que estarão presentes, constam representantes dos principais jornais e emissoras de televisão da China.

- Continua após a publicidade -

A comitiva foi recebida no Gabinete do Prefeito, onde houve uma breve solenidade de boas-vindas. Foi exibido um vídeo de apresentação de Vila Velha, mostrando as riquezas, as vocações e a história da cidade, que no dia 23 de maio completa 475 anos. Os visitantes também receberam um folder detalhado sobre todo o aparato logístico de Vila Velha, com destaque para o complexo portuário, os modais de transportes, as áreas destinadas à instalação de pólos industriais e os investimentos em infraestrutura que estão sendo realizados na cidade pela Prefeitura, Governo do Estado, iniciativa privada e Governo Federal.

Em seguida, a comitiva seguiu para um city tour com visitas ao Convento da Penha, ao Sítio Histórico da Prainha, a Chocolates Garoto, às praias e demais pontos turísticos da cidade. A visita da comitiva chinesa a Vila Velha faz parte da programação do 1º Colóquio Brasil-China de Comunicação, evento destinado a estudantes, pesquisadores e profissionais de comunicação social do Espírito Santo, com o objetivo de discutir e conhecer o panorama dos sistemas de comunicação na China, nas áreas de publicidade, internet, jornalismo impresso e televisão.

A Revista ES Brasil acompanhou a visita e conversou com o prefeito Neucimar Fraga. Confira abaixo a entrevista feita pela repórter Márcia Rodrigues:

{mp3}entrevista neucimar fraga embaixador china editada{/mp3}

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA