Vitória sedia o maior seminário da informática pública na América Latina

0
144

Vitória sedia o maior seminário da informática pública na América Latina

A sustentabilidade, a redução de gastos públicos e o foco na melhoria do atendimento ao cidadão são as principais pautas do 41º Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (Secop 2013). Considerado o maior fórum da TI pública na América Latina, o evento começa, nesta quarta-feira (11), às 19 horas, no Centro de Convenções de Vitória.

Após a solenidade de abertura, o antropólogo Roberto DaMatta fará uma palestra com o tema “Tecnologia, Sociedade e Rituais – O Vivido e o Esquecido”. Ele vai abordar a relação entre a tecnologia e os hábitos sociais. Mestre e doutor pela Universidade de Harvard, ele escreveu mais de 140 ensaios técnicos e publicou diversas obras sobre a realidade brasileira, como “Carnavais, Malandros e Heróis”, “O que faz o brasil, Brasil?”, “Torre de Babel”, entre outras.

- Continua após a publicidade -

“A tecnologia da informação contribui para melhorar a gestão pública no Brasil, possibilitando a difusão de informações e a transparência das atividades. Na avaliação dos estudiosos de sistemas sociais e culturais, os avanços tecnológicos são fundamentais para a nossa história”, destaca o antropólogo.

Prêmio

Outra atração da abertura do Secop é a divulgação dos vencedores da 12ª edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov). Dos 20 finalistas, dois projetos foram desenvolvidos no Estado. Um deles é o “Mineração de Dados Aplicada à Base de Informações dos Tributos IPTU e ISS”. Desenvolvido pela Dataci (empresa municipal de TI de Cachoeiro de Itapemirim), a iniciativa tem como meta analisar a forma de recolhimento dos impostos para evitar fraudes na arrecadação.

Também continua na disputa o projeto “Sistema de Registro de Contratos de Financiamento de Veículo”, implementado pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES).

Esse sistema permite que o Detran|ES faça o cadastramento dos contratos de financiamento de veículos realizados no Estado. A ferramenta pode ser acessada somente pelo Departamento Estadual de Trânsito e pelos agentes financeiros credenciados. Isso permite que o órgão tenha um maior controle sobre os contratos, cujo registro era feito anteriormente pelos cartórios.

Inovação

O Seminário também vai abordar o tema infovias digitais, com o objetivo de analisar as iniciativas governamentais para melhorar o fluxo de dados entre os órgãos públicos no País. Para debater esse assunto, o diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra de Oliveira, participará do painel “Infovias Digitais Próprias”, na próxima sexta-feira (13), às 10h30.

No ultimo dia da programação, o Secop vai continuar mostrando exemplos de como a TI pode inserir a sustentabilidade na administração pública. O subsecretário de Gestão da Casa Civil do Rio de Janeiro, Marco Antonio Horta, vai apresentar, às 15h15, o projeto Processo Digital que permite o trâmite dos documentos por meio digital nos órgãos estaduais fluminenses.

A estimativa é que o Estado do Rio de Janeiro fará uma economia de cerca de R$ 100 milhões nos próximos 10 anos devido ao Processo Digital. Além disso, ao final da implantação do projeto, o Estado terá evitado, anualmente, o corte de 1.877 árvores e economizado mais de três milhões de litros de água e mais de 156 quilowatts-hora (KW/h) de energia.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do ES, Pedro Valls Feu Rosa, abordará, a partir das 16h20, o início da tramitação eletrônica dos processos judiciais no Estado.

O Processo Judiciário Eletrônico (e-jud2) informatizará os processos judiciais, com benefícios diretos para 303 varas das 69 comarcas do Estado, que estarão totalmente virtualizadas até o dia 29 de outubro deste ano.

Serão integrados ao processo judicial eletrônico a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), a Polícia Civil, a Polícia Militar, a OAB-ES, a Polícia Federal e o Ministério Público Estadual. Estão sendo distribuídos seis mil kits com dois monitores, um scanner e um aparelho para fornecimento de certificação digital para todas as estações de trabalho do Poder Judiciário.

Com a intenção de analisar a inovação na administração pública, o Secop terá como palestrante o consultor empresarial Waldez Ludwig. Assistido por mais de 570 mil pessoas em cerca de 1.400 eventos, ele fará a palestra de encerramento, às 16h50, e abordará a criação de estratégias para gerar melhores resultados no serviço público, priorizando a sustentabilidade e as mudanças de paradigmas.

A programação do evento está disponível por meio do link http://www.secop2013.es.gov.br/programacao-tecnica-social.html. O Seminário tem como público-alvo servidores públicos, acadêmicos e pesquisadores da área de TI. Neste ano, o Secop vai reunir, aproximadamente, 1.000 pessoas de diversas regiões do País.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui