24.9 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Vitória sedia maior evento de TI pública da América Latina

Vitória sedia maior evento de TI pública da América Latina

A sustentabilidade, a redução de gastos públicos e o foco na melhoria do atendimento ao cidadão são as principais pautas do 41º Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (Secop 2013). Considerado o maior fórum da TI pública na América Latina, o evento começa, nesta quarta-feira (11), às 19 horas, no Centro de Convenções de Vitória.

Após a solenidade de abertura, o antropólogo Roberto DaMatta fará uma palestra com o tema “Tecnologia, Sociedade e Rituais – O Vivido e o Esquecido”. Ele vai abordar a relação entre a tecnologia e os hábitos sociais. Mestre e doutor pela Universidade de Harvard, ele escreveu mais de 140 ensaios técnicos e publicou diversas obras sobre a realidade brasileira, como “Carnavais, Malandros e Heróis”, “O que faz o brasil, Brasil?”, “Torre de Babel”, entre outras.

- Continua após a publicidade -

“A tecnologia da informação contribui para melhorar a gestão pública no Brasil, possibilitando a difusão de informações e a transparência das atividades. Na avaliação dos estudiosos de sistemas sociais e culturais, os avanços tecnológicos são fundamentais para a nossa história”, destaca o antropólogo.

Prêmio

Outra atração da abertura do Secop é a divulgação dos vencedores da 12ª edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov). Dos 20 finalistas, dois projetos foram desenvolvidos no Estado. Um deles é o “Mineração de Dados Aplicada à Base de Informações dos Tributos IPTU e ISS”. Desenvolvido pela Dataci (empresa municipal de TI de Cachoeiro de Itapemirim), a iniciativa tem como meta analisar a forma de recolhimento dos impostos para evitar fraudes na arrecadação.

Feira de Negócios

Com o tema “Governo sem Papel”, o Secop termina na próxima sexta-feira (13) e apresenta como novidade o uso de um aplicativo para dispositivos móveis. O recurso pode ser baixado gratuitamente e permite ao participante fazer a própria grade de programação, obter informações sobre os palestrantes e avaliar o evento.

“Essa é mais uma ação para diminuir o uso do papel. A tecnologia é fundamental para o aperfeiçoamento da gestão pública. Por isso, trabalhamos para ter uma programação diversificada”, enfatiza Victor Murad Filho, presidente do Prodest e coordenador geral do Secop.

No evento, os participantes poderão conferir a Feira de Negócios que terá a presença de empresas de grande porte do setor de tecnologia da informação e comunicação (Microsoft, Cisco, Samsung, Certising, Seresa Experian, Embratel, entre outras).

Atrações

Uma das grandes atrações do Secop 2013 é a advogada Patrícia Peck – uma das principais especialistas em Direito Digital do País. Nesta quinta-feira (12), ela fará, às 9 horas, a palestra com o tema “Governo sem Papel – Gestão Documental e Implantação de Política de Paperless”. Ela é autora de livros que abordam a relação do Direito Digital com diversos segmentos, como a segurança pública, mercado de trabalho, privacidade e educação.

No mesmo dia, haverá o painel “Governo sem Papel”, às 10h30. Participarão o diretor do Centro Nacional das Tecnologias de Informação (CNTI) de Angola, João Leão, o presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo, Carlos Ranna, e o assessor da presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Ademir Milton Piccoli.

Inovação

O Seminário também vai abordar o tema infovias digitais, com o objetivo de analisar as iniciativas governamentais para melhorar o fluxo de dados entre os órgãos públicos no País. Para debater esse assunto, o diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra de Oliveira, participará do painel “Infovias Digitais Próprias”, na próxima sexta-feira (13), às 10h30.

No ultimo dia da programação, o Secop vai continuar mostrando exemplos de como a TI pode inserir a sustentabilidade na administração pública. O subsecretário de Gestão da Casa Civil do Rio de Janeiro, Marco Antonio Horta, vai apresentar, às 15h15, o projeto Processo Digital que permite o trâmite dos documentos por meio digital nos órgãos estaduais fluminenses.

A estimativa é que o Estado do Rio de Janeiro fará uma economia de cerca de R$ 100 milhões nos próximos 10 anos devido ao Processo Digital. Além disso, ao final da implantação do projeto, o Estado terá evitado, anualmente, o corte de 1.877 árvores e economizado mais de três milhões de litros de água e mais de 156 quilowatts-hora (KW/h) de energia.

A programação do evento está disponível por meio do link http://www.secop2013.es.gov.br/programacao-tecnica-social.html. O Seminário tem como público-alvo servidores públicos, acadêmicos e pesquisadores da área de TI. Neste ano, o Secop vai reunir, aproximadamente, 1.000 pessoas de diversas regiões do País.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA