Vacina contra febre amarela pode ser agendada na internet

0
989
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Em algumas prefeituras do Espírito Santo é possível agendar o dia, horário e local para receber a dose

O Espírito Santo é um dos Estados que está na lista de recomendações para administrar as doses de vacinas, entre elas a da febre amarela. No site das prefeituras de Vitória e Cachoeiro de Itapemirim o sistema de agendamento é simples e rápido.

Em Cachoeiro de Itapemirim, a maioria da população já foi imunizada, mas quem ainda não tomou a dose pode agendar um horário por meio do site da prefeitura.

- Continua após a publicidade -

No município, o acesso à vacina está disponível no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu e em 23 unidades básicas de saúde, na cidade e no interior. A dose oferecida é a padrão, que garante proteção para toda a vida.

Em Vitória, o agendamento online pode ser realizado por meio do site da prefeitura em que as unidades de saúde de Vitória será ampliado e os pacientes também vão poder marcar as vacinas de rotina.

O serviço é realizado em três unidades: Ilha das Caieiras, Jardim Camburi e Praia do Suá. Mas a Prefeitura de Vitória já estuda a ampliação para outras unidades.

Para tomar a vacina, basta se dirigir à unidade de saúde mais próxima da residência, de segunda a sexta-feira. O horário desse atendimento é definido pelas próprias unidades e divulgado nas comunidades pelas equipes que nelas atuam. É importante se apresentar no local de vacinação levando cartão de vacina, CPF e cartão do SUS.

Febre amarela

É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes). No Brasil, os casos são classificados como febre amarela silvestre ou febre amarela urbana, sendo que o vírus transmitido é o mesmo, assim como a doença que se manifesta nos dois casos, a diferença entre elas é o mosquito vetor envolvido na transmissão.