Pirâmide mais antiga do mundo descoberta na Indonésia

0
1413
Foto: Reprodução

De acordo com um grupo de cientistas, a construção foi encontrada no cume do monte Padang, em Java Ocidental, na Indonésia

Uma equipe de cientistas e geólogos da Indonésia apresentaram uma descoberta de uma estrutura piramidal. Segundo os especialistas, a estrutura está localizada debaixo de um sítio arqueológico descoberto no início do século XIX, e abriga filas de pilares de pedra antigos.

A pirâmide foi descoberta no cume do monte Padang, em Java Ocidental, na Indonésia, e ela pode ser considerada a mais antiga encontrada até o momento, pois ela teria sido construída ao longo de milênios, as várias camadas representam diferentes períodos.

- Continua após a publicidade -

Para chegar à descoberta, os pesquisadores usaram radar de penetração no solo, tomografia de raios X, imagens 2D e 3D, perfurações e escavações, assim descobriram várias camadas de uma estrutura que se estende por uma área de cerca de 150 mil metros quadrados.

Ao que tudo indica a pirâmide data entre 3.000 e 3.500 anos atrás. Na parte superior da pirâmide há pilares de basalto que emolduram terraços escalonados com arranjos de colunas rochosas “formando paredes, passagens e espaços”.

Um estudo feito na estrutura mostra que abaixo da superfície, a uma profundidade de cerca de 3 metros, há uma segunda camada de colunas rochosas semelhantes com idades entre 7.500 e 8.300 anos. Uma terceira camada, que se estende a 15 metros abaixo da superfície, tem mais de 9.000 anos, podendo mesmo ter até 28.000 anos.

O cientista do Instituto de Ciências da Indonésia, Danny Hilman Natawidjaja, disse que “essa estrutura é diferente dos templos construídos pelos Maias. É um templo único.”.

*Da redação com informações do Jornal do Brasil e Sputnik