Nasa lança primeira sonda que tocará o sol

0
388
Foto: © iStock

A intenção da sonda é chegar mais perto possível e ajudar a esclarecer os mistérios do astro

A Nasa lançou no domingo (12) uma sonda capaz de se aproximar e chegar mais perto do que jamais se chegou do Sol, transitando pela chamada coroa solar. A ideia é compreender os mistérios do astro-rei.

A sonda Parker Solar Probe decolou em um foguete às 3h31 (hora local) a partir da base de Cabo Canaveral, na Flórida, após o adiamento no sábado por problemas técnicos.

- Continua após a publicidade -

A intenção é levar a sonda à camada mais externa da atmosfera do Sol e fazê-lo alcançar 696 mil quilômetros por hora, velocidade jamais alcançada por um objeto feito pelo homem e equivalente a viajar de Nova York a Tóquio em um minuto.

Nasa lança primeira sonda que tocará o sol
Foguetes que lançaram a sonda / Foto: NASA/Bill Ingalls/Handout / via Reuters

A Parker Solar Probe é uma pequena sonda que possui “expectativa de vida” de sete anos. O seu escudo térmico, feito à base de carbono, permite-lhe resistir a temperaturas superiores a mil graus Celsius.

A sonda leva este nome por conta do astrofísico Eugene Parker, de 91 anos, que foi homenageado com o nome da espaçonave, que também tem o objetivo de auxiliar na compreensão das tempestades geomagnéticas, que ameaçam redes elétricas na Terra.

O primeiro encontro da sonda com a coroa solar deve ocorrer em novembro. No total, a espaçonave deve fazer 24 aproximações do Sol na missão de sete anos, com orçamento de 1,5 bilhão de dólares.