22.1 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

ES: 50 mil euros para projetos de tecnologia, AI e machine learning

Os 50 mil euros foram anunciados pela Fapes após adesão a chamada internacional da Chist-Era para propostas de pesquisa

Por Amanda Amaral

Serão disponibilizados 50 mil euros para o apoio de projetos de pesquisa do Espírito Santo com foco em Tecnologia da Informação (TI) e Comunicação, Inteligência Artificial (AI) e Aprendizagem de Máquina, em inglês Machine Learning. O orçamento global disponível para a iniciativa é de aproximadamente 12 milhões de euros e participam entidades de 21 países.

- Continua após a publicidade -

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) aderiu a Chamada Transnacional Conjunta Chist-Era 2022 e vai apoiar um projeto no valor máximo de 50 mil euros, com recursos oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec).

Chamada pública

A chamada pública internacional foi anunciada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o consórcio CHIST-ERA e a Comissão Europeia.

De acordo com a diretrizes da Fapes, os pesquisadores no Espírito Santo devem construir propostas de consórcios contando com parceiros internacionais. Cada consórcio deve ter um mínimo de três e um máximo de seis parceiros.

Parcerias com outros países

Conforme regras do edital, as parcerias devem incluir pessoas originárias do grupo de países que participam da chamada. São eles: Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, República Checa, Estônia, Finlândia, França, Irlanda, Israel, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Romênia, Eslováquia, Espanha, Suíça, Taiwan, Turquia e Reino Unido.

Os projetos devem tratar de dois temas: Segurança e Privacidade em Sistemas Descentralizados e Distribuídos; e Sistemas de comunicação baseados em aprendizado de máquina voltados para redes wireless usando Inteligência Artificial.

Detalhes do edital

Os candidatos capixabas devem consultar as regras específicas de elegibilidade e modalidades de participação via CNPq ou via Fapes nas páginas 24, 25 e 26 do documento da chamada e nas diretrizes específicas da Fundação.

As propostas devem ser submetidas até o dia 02 de fevereiro de 2023, às 13 horas, na plataforma do consórcio CHIST-ERA, que será disponibilizada em breve na página oficial da chamada

O início dos projetos aprovados deve ocorrer em outubro do mesmo ano, porém em dia a ser divulgado. Para esclarecimentos quanto aos critérios da Fapes, os candidatos podem entrar em contato por meio dos e-mails [email protected] e [email protected].

Com informações do Confap e da Fapes. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA