24.4 C
Vitória
quarta-feira, 29 maio, 2024

5 destinos em sua máxima exuberância na primavera no ES

ES Brasil recomenda cinco lugares para visitar e apreciar as belezas naturais durante a primavera

A estação da primavera, que começou no dia 23 de setembro, traz temperaturas agradáveis e uma explosão de cores, formas e fragrâncias florais que encantam os sentidos, sendo um momento ideal para passeios nos parques, onde a natureza se apresenta em toda a sua exuberância, exibindo tons mais vibrantes e vida renovada. Até o dia 21 de dezembro, muitos parques e áreas naturais no Espírito Santo se transformam nessa época. Confira a seguir alguns parques conhecidos por sua beleza floral durante essa estação:

1. Parque Estadual da Pedra Azul

- Continua após a publicidade -
5 destinos em sua máxima exuberância na primavera no ES
Parque Estadual Pedra Azul – Foto: Reprodução Instagram @pe.pedraazul

A região ao redor da Pedra Azul é conhecida por sua flora diversificada, composta por uma ampla variedade de espécies vegetais que incluem árvores, arbustos, plantas ornamentais e muitas flores coloridas. Entre as espécies de flores mais comuns na região estão as orquídeas, bromélias e quaresmeiras, que criam um cenário pitoresco e encantador, atraindo visitantes e entusiastas da natureza. Além de apreciar paisagens impressionantes, incluindo a famosa Pedra Azul, que dá nome à região, os visitantes podem desfrutar de trilhas, piscinas naturais e mirantes.

Os aventureiros têm também a possibilidade de de escalar até o topo da Pedra Azul, fazendo o agendamento prévio e utilizando os equipamentos de segurança. Aqueles que não possuem experiência prévia em escalada ou equipamentos adequados devem contratar um guia especializado.

Atenção: O Parque Estadual da Pedra Azul estará temporariamente fechado para visitação entre terça-feira (24) e quinta-feira (26) para construção da nova sede, que servirá de espaço para visitantes, pesquisadores e servidores que atuam na Unidade de Conservação (UC).

Localização: Rota do Lagarto, s/n – Pedra Azul, Domingos Martins – ES
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8h às 16h
Telefone: (27) 99846 3489 (WhatsApp)
Entrada gratuita

2. Parque Pedra da Cebola

Um dos destinos mais populares da região, com uma área de mais de 100.000 metros quadrados e oferecendo a oportunidade de um contato direto com a natureza, o parque se transforma em um cenário ainda mais encantador na primavera, com suas áreas verdes floridas e um ambiente que convida os visitantes a desfrutar das belezas naturais da Mata de Restinga, Mata Atlântica e vegetação rupestre nativa do local, que abrigam pequenos répteis e aves.

Situado entre os bairros Jardim da Penha e Mata da Praia, na zona continental da cidade, o lugar foi batizado em referência à formação rochosa que lembra uma grande cebola e se tornou um dos símbolos da capital capixaba. Dispõe de uma excelente infraestrutura para atender os visitantes, incluindo uma casa de meditação, um jardim oriental e um mirante que se eleva sobre uma impressionante parede rochosa. Além disso, oferece um espaço cultural que promove diversas atividades ao longo do ano e uma ampla área plana para realização de eventos e prática de esportes como beisebol e futebol. 

Localização: R. Ana Viêira Mafra, s/n – Mata da Praia, Vitória – ES
Horário de funcionamento: todos os dia, das 5h às 22h
Telefone: (27) 3327-4353
Entrada gratuita.

3. Khas Café

5 destinos em sua máxima exuberância na primavera no ES
Khas Café – Foto: Reprodução Instagram @khascafe

Situado nas colinas de Alto Caxixe, em Venda Nova do Imigrante, este lugar pitoresco é conhecido por produzir lavandas e cafés especiais, além de cultivar cogumelos e amoras. Com uma vista panorâmica que abraça a majestosa Pedra Azul, o exuberante Vale do Caxixe e o imponente Forno Grande, situados em Castelo, o Khas oferece uma experiência única em meio à natureza, onde os visitantes têm a oportunidade de apreciar o entardecer em lounges especialmente preparados para esse fim.

O Khas Café e seu lavandário ficam mais exuberantes nessa estação.  É importante destacar que esses espaços requerem agendamento prévio. Além disso, o local conta com um empório repleto de produtos típicos, opções de presentes turísticos e uma linha de produtos para o bem-estar feitos com lavanda. 

Localização: Alto Caxixe, em Venda Nova do Imigrante
Funcionamento: aos sábados e aos domingos, das 14h às 18h
Reservas: (27) 99615-3005 (para o espaço comum não é necessário agendamento)
Entrada: R$ 100 por carro (valor pode ser revertido em consumação no local)

4. Parque Gruta da Onça

5 destinos em sua máxima exuberância na primavera no ES
Parque Municipal Gruta da Onça – Foto: PMV

Um refúgio natural de quase 69.000 m² repletos de trilhas que serpenteiam por nascentes e riachos, o parque proporciona um contato direto com a exuberante flora e fauna da Mata Atlântica. Durante a primavera, os visitantes podem apreciar a floração de diversas espécies de plantas.Na entrada, uma majestosa escultura de uma onça em concreto guarda uma nascente, dando as boas-vindas aos aventureiros.

Escadarias sinuosas e caminhos íngremes conduzem a uma jornada de descobertas e beleza, embalada pelo canto de pássaros. Os visitantes têm a chance de encontrar diversos animais, como coelhos, macacos e lagartos. O Mirante da Pedra da Raposa é uma parada imperdível, oferecendo vistas da baía, do penedo e do porto. 

Localização: R. Barão de Monjardim, Centro de Vitória
Funcionamento: De terça a domingo, inclusive feriados, das 8 às 17h30
Agendamento para visita monitorada: (27) 3132-1712
Entrada gratuita

5. San Pietro Parque

Inspirado nas pitorescas vielas europeias onde pedras, madeira e aço se entrelaçam nas construções, o lugar oferece uma experiência encantadora na cidade de Santa Teresa. No topo de uma propriedade no Circuito Caravaggio, a apenas sete quilômetros do centro da cidade, o San Pietro apresenta uma construção charmosa onde o jardim se torna o grande protagonista. 

A primavera é o momento ideal para fazer uma visita e se encantar com as cores e aromas da estação, com o jardim florescendo em sua máxima exuberância. As flores escolhidas pela empresária e turismóloga Eliane Gomes tornam o cenário mais convidativo, onde mesas no gazebo e no pergolado oferecem um ambiente especial entre plantas e flores. A torta de lavanda é uma das atrações do cardápio, trazendo um toque especial de sabor à experiência gastronômica.

Os clientes têm a oportunidade de desfrutar de uma variedade de refeições, desde um café da manhã, brunch, chá da tarde, até um happy hour descontraído. A arquitetura cria um ambiente aconchegante e único e a média de permanência do público é de três a cinco horas, sendo que muitos visitantes acabam estendendo sua visita para um dia inteiro.

Localização: Estrada do Caravaggio – Circuito Caravaggio, S/N, Zona Rural, Santa Teresa
Funcionamento: aos sábados, das 9h às 19h; e aos domingos, das 9h às 18h
Reservas: 27 99919-8126
Entrada gratuita

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -