27.7 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

15 de junho: Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa

O objetivo é sensibilizar a sociedade para o enfrentamento às diversas formas de violência cometidas contra a pessoa de 60 anos ou mais.

A Organizaçaõ das Nações Unidas (ONU), instituiu o dia 15 de junho, em parceria com a Rede Internacional de Prevenção de Maus Tratos Contra Idosos (Inpea), como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Nesta data, o mundo inteiro manifesta contra os abusos e sofrimentos praticados contra os idosos. Essa é uma questão social que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo. Há evidências que indicam que o abuso de idosos é um problema de saúde pública e social, mas que muitas vezes é ignorado ou subestimado pela sociedade.

- Continua após a publicidade -

Violência contra idosos:

  • Negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor.
  • Abandono, quando há omissão dos familiares ou responsáveis, governamentais ou institucionais, de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção.
  • Violência física, quando causam dor, ferimentos, incapacidade ou até a morte.
  • Violência sexual, quando a pessoa idosa é incluída em ato sexual com objetivo de obter excitação, relação sexual por meio de violência física ou ameaças.
  • Violência psicológica ou emocional que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso, entre eles, xingamentos, impedimento de que vejam amigos e familiares, etc.
  • Violência financeira, que é a exploração ilegal dos idosos ou o uso não consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais.

Onde denunciar:

Unidades municipais de saúde
Delegacias
Disque 100 (Direitos Humanos);
Policia Militar 190 (Risco eminente)

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA