Portos brasileiros: 249,2 milhões de toneladas no primeiro trimestre

Porto de Vitória

Entre os grupos de mercadorias de maiores movimentações no período, os destaques são o minério de ferro e o petróleo

A movimentação de cargas nos portos públicos cresceu 3,2% no primeiro trimestre de 2018. Já nos terminais privados houve uma queda de 2,3% no mesmo período. Os dados constam do boletim informativo Aquaviário do 1º trimestre de 2018. O documento foi divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

De acordo com a Antaq, o total de cargas movimentadas no primeiro trimestre foi de 249,2 milhões de toneladas no período. dos quais 84,1 milhões nos terminais públicos e 165,1 nos privados.

O resultado representa queda de 0,5%, cerca de 1,2 milhão de toneladas, em relação ao primeiro trimestre de 2017. As informações são da Agência Brasil.

Mercadorias

Entre os grupos de mercadorias de maiores movimentações no primeiro trimestre de 2018, o destaque é para o minério de ferro, com 87,5 milhões de toneladas. A movimentação do minério, entretanto, apresentou queda de 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em segundo lugar vem o petróleo, com 48,7 milhões de toneladas e decréscimo de 1,1%. Os contêineres foram a terceira carga mais movimentada, com 26,4 milhões de toneladas e crescimento de 11,5%.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!