Veja como foi a posse dos novos deputados estaduais

A sessão foi presidida pelo deputado Erick Musso (PRB) com Raquel Lessa (Pros) como 1ª secretária e Enivaldo dos Anjos (PSD) como 2ª (Fotografia - Lissa de Paula)

Enivaldo dos Anjos (PSD) aceitou a missão de ser o líder do governo na casa de Leis

Os deputados estaduais eleitos para a 19ª legislatura tomaram posse em cerimônia ocorrida na manhã desta sexta-feira (1º). Todos os 30 parlamentares foram empossados e representarão os capixabas nos próximos quatro anos. A legislatura termina em 31 de janeiro de 2023.

A sessão solene foi presidida pelo deputado Erick Musso (PRB), parlamentar reeleito e último presidente da Casa. Ele convidou Raquel Lessa (Pros) e Enivaldo dos Anjos (PSD) para a 1ª e a 2ª secretarias – cargos ocupados por eles nos últimos dois anos.

Entre os presentes, estavam o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), e a vice-governadora, Jacqueline Moraes (PSB); o presidente do Tribunal de Justiça (TJES), Sérgio Gama; o presidente do Tribunal de Contas (TCE-ES), Sérgio Aboudib; dentre outras autoridades civis e militares.

O governador Paulo Hartung lembrou, em sua fala, que seu início na carreira política foi como deputado federal (Fotografia – Renato Cabrini)

Após o rito de posse, o deputado Erick Musso e o governador Casagrande entregaram a todos os deputados a Comenda Domingos Martins no grau Grã-Cruz. Apenas o deputado Theodorico Ferraço (DEM) não recebeu a comenda. Ele precisou se ausentar para acompanhar, em Brasília, a posse de sua esposa, Norma Ayub (DEM), como deputada federal.

O deputado Sergio Majeski (PSB) foi quem discursou em nome de todos os deputados empossados e enalteceu o papel da Assembleia Legislativa (Ales): “O Legislativo é responsável pelo equilíbrio e pela harmonia entre os Poderes. Precisamos conjugar e praticar o tempo inteiro verbos como trabalhar, fiscalizar, cumprir e cobrar. Estamos aqui para contribuir dentro do princípio da constitucionalidade”, afirmou.

O governador Renato Casagrande também ocupou a tribuna para saudar os novos parlamentares. Em seu discurso, o chefe do Poder Executivo apontou a segurança pública como um dos grandes desafios do Espírito Santo e pediu o apoio da Assembleia Legislativa (Ales) para enfrentar o problema.

“A diferença para o Majeski de quatros anos atrás é que hoje tenho mais maturidade no trâmite legislativo, porém meus valores continuam o mesmo: defesa do estado democrático de direito e análise minuciosa dos projetos em prol de uma sociedade republicana”, disse Sergio Majeski (PSB), que também discursou em nome dos deputados empossados (Fotografia – Renato Cabrini)

“Esta Casa tem uma bancada boa, de pessoas que entendem de segurança pública, temos um desafio gigantesco neste setor. Grupos de crimes organizados que se enfrentam e exigem de nós uma retomada. A Assembleia Legislativa me deu a confiança de reunificar e reviver o ânimo das nossas corporações policiais no enfrentamento ao crime”, afirmou.

O governador também destacou a importância do debate para a boa manutenção da democracia. “Não podemos ter medo da divergência. Confio muito na capacidade que este Poder tem de dialogar com a sociedade capixaba. É no confronto das ideias, no debate de temas, que encontramos o melhor caminho, desde que tenhamos objetivos transparentes. Tenho muita confiança de que além do debate nós teremos muito equilíbrio”, disse.

Iriny Lopes (PT) disse que seu mandato será protagonizado pela promoção dos direitos humanos (Fotografia – Renato Cabrini)

Casagrande lembrou ainda de seu período na Assembleia como deputado estadual. “Este é o Poder mais exposto e transparente, portanto o que mais apanha. Foi como deputado que aprendi a dialogar e passei a conhecer todo o estado do Espírito Santo. Esta Casa foi a responsável por tudo aquilo que eu consegui construir na minha vida pública”, finalizou.

Novo líder

O governador aproveitou a ocasião para anunciar o nome de seu novo líder de governo. “Convidei o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) para ser o líder do nosso governo e ele aceitou”, anunciou logo no início de sua fala.

Cerimônia de posse dos Deputados Estaduais

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!